Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Ciência e Saúde

SAÚDE

Natação é a atividade mais segura para as crianças retornarem ao esporte

Publicado em: 07/10/2020 16:42

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

Os esportes estão fazendo cada dia mais falta na rotina das crianças. Durante a pandemia, assim como os adultos, os pequenos tiveram que suspender todos os exercícios, as aulas presenciais e contato com outras pessoas, para evitar o contágio do coronavírus. Após seis meses de isolamento e flexibilidade de algumas atividades, especialistas apontam a natação como o exercício mais seguro para o retorno ao esporte, além de ter inúmeros benefícios pro desenvolvimento infantil.

Segundo um estudo publicado na Espanha, não há evidências do contágio dentro das piscinas desde que a concentração do cloro seja igual ou menor que 0,5 mg/L e o Ph menor que 8,0. Dessa forma, o cloro destrói o vírus, se estiver na água. 

Já no entorno das piscinas, todo cuidado precisa ser tomado. Na Cia Athletica, localizada no Pina, a natação para as crianças já retornou, com protocolos bem rígidos com base nas entidades Cref (Conselho Regional de Educação Física), ACAD (Associação Brasileira de Academias) e MGB (Metodologia Gustavo Borges), para garantir a segurança dentro e fora do reservatório. 

Dentre as medidas estão: a redução da capacidade de alunos, distanciamento de um metro e meio na piscina, limite de apenas um acompanhante por criança, o não compartilhamento de materiais, higienização dos acessórios com produtos especializado pré e pós o uso, além da utilização de face shield por professores, etc.

Além de diminuir o estresse, por liberar endorfina, o hormônio do bem-estar, a natação traz inúmeros benefícios para as crianças, como o a melhora da psicomotricidade, prevenção e combate a obesidade, fortalecimento da capacidade cardiorrespiratória e a prevenção de acidentes. Na Cia Athletica, as aulas para as crianças acontecem de segunda à quinta-feira, em três horários: 15h, 15h45 e 16h30.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Celso Muniz (MDB)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #181 - Tiops de rins dos vertebrados
Rhaldney Santos entrevista Dr. Felipe Dubourcq, urologista
Polícia Federal vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco