Diario de Pernambuco
Busca

DESCOBERTA

Jovem de 14 anos encontra molécula que impede infecção pela Covid-19

Publicado em: 20/10/2020 23:04

 (Foto:  3M)
Foto: 3M

A jovem cientista Anika Chebrolu, de 14 anos, fez uma descoberta que pode contribuir para o desenvolvimento de uma cura para a Covid-19. A norte-americana recebeu o prêmio de Melhor Jovem Cientista da América de 2020 no Desafio Jovem Cientista 3M, e recebeu um prêmio de US$ 25 mil, na última quarta-feira (14/10). 

A adolescente usou um técnica chamada "método in-silico" que usa somente o computador para encontrar moléculas que podem se agrupar à proteína do novo coronavírus e assim impedir que a infecção ocorra. A única molécula com melhor atividade farmacológica e biológica em relação à proteína spike do vírus SARS-CoV-2 foi escolhida como a molécula líder que pode ser uma droga potencial para o tratamento eficaz de Covid-19.

"Apesar dos desafios, como se ajustar às novas normas de ensino à distância e participar de eventos virtuais, os finalistas do 3M Young Scientist Challenge desse ano quebraram barreiras com coragem, criatividade, pensamento inovador e entusiasmo, tudo em nome da aplicação da ciência para melhorar vidas", afirmou Denise Rutherford, uma das responsáveis pelo prêmio, em comunicado.

O estudo inicial de Anika Chebrolu era com o vírus da gripe comum, mas, com a pandemia, ela resolveu redirecionar seus estudos para a Covid-19.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL