Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Ciência e Saúde

IMUNIZAÇÃO

OMS rebate declaração de Bolsonaro sobre vacinas: 'erradicaram sarampo e varíola'

Publicado em: 04/09/2020 19:05

Presidente afirmou que ninguém é obrigado a tomar vacina  (Foto: Evaristo Sá/AFP )
Presidente afirmou que ninguém é obrigado a tomar vacina (Foto: Evaristo Sá/AFP )
A Organização Mundial da Saúde (OMS) rebateu as recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro de que “ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina”. Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (4), a cientista-chefe da entidade, Soumya Swaminathan, destacou a importância da imunização para a erradicação de doenças, como sarampo e varíola. 

“Essas declarações mostram o quanto é necessário educação, transparência e informação pública sobre a importância das vacinas no geral, e em seguida sobre a vacina contra a covid-19”, disse a cientista, reforçando que nenhuma vacina será liberada antes de os órgãos reguladores e a própria OMS estarem confiantes sobre as suas segurança e eficácia.

"Um número considerável de candidatos já entrou na fase 3 dos testes. Sabemos de pelo menos seis a nove que já percorreram um longo caminho em termos de pesquisa", disse a porta-voz da OMS, Margaret Harris, complementando a fala de Swaminathan sobre o processo de desenvolvimento das vacinas. 

A declaração de Bolsonaro, que gerou polêmica, ocorreu em resposta a uma apoiadora que pediu  a proibição da vacina contra a covid-19 por considerá-la "perigosa". Posteriormente, a fala do presidente foi utilizada pela Secom na criação de uma peça publicitária para as redes sociais. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista o candidato à prefeitura do Recife Coronel Feitosa (PSC)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #162 Anelídeos: segmentação corporal e parapódios
De 1 a 5: Dicas para a sua bicicleta ser seu transporte diário
Ministério da Saúde autoriza volta parcial da torcida na Série A
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco