Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Ciência e Saúde

CONTÁGIO

Deficiência de vitamina D pode ser fator de risco para Covid-19

Publicado em: 03/09/2020 16:46

 (Foto: iStockphoto)
Foto: iStockphoto
A vitamina D pode ser uma importante aliada na prevenção da Covid-19. Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, divulgaram o resultado do que afirmam ser o primerio estudo sobre a relação entre os níveis da vitamina e a infecção pelo novo coronavírus.

De acordo com a pesquisa - cujo resultado deve ser tomado com cautela, segundo os próprios autores - o percentual de infectados com a doença foi maior entre as pessoas que apresentavam falta de vitamina D se comparados com aquelas sem a deficiência.

O que os pesquisadores alertam, no entanto, é que o estudo foi feito com base nos dados de 489 pacientes que fizeram teste molecular (PCR) para Covid-19, analisando ainda seus dados sobre níveis vitamina D. Sendo assim, a pesquisa é considerada do tipo retrospectivo e observacional, ou seja, quando os autores se valeram de informações já registradas, buscando uma conexão entre elas.

A pesquisa difere de de um estudo clínico randomizado controlado, por exemplo, em que pesquisadores controlam as variáveis e acompanham a evolução do experimento em tempo real, podendo, no fim, mostrar uma relação de causa e efeito.

Do total de pacientes incluídos no estudo, 71 (15%) testaram positivo para Covid-19. Entre os participantes considerados deficientes para vitamina D, 19% (32 participantes) testaram positivo, enquanto no grupo sem deficiência, o percentual foi de 12% (39).

"Estudos clínicos randomizados controlados com tratamentos para reduzir a deficiência de vitamina D são necessários para determinar se estas intervenções (com vitamina) podem reduzir a incidência de Covid-19, incluindo tanto pesquisas com populações amplas como com grupos de particular risco para deficiência de vitamina D e/ou Covid-19", ressaltam os autores.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista o candidato à prefeitura do Recife Carlos de Andrade Lima (PSL)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #164 Atrópodos: a importância da quitina
Pernambuco investe R$ 47,2 milhões na agricultura familiar
Rhaldney Santos entrevista o ortopedista Leonardo Silveira
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco