DP +Ciências
CONTÁGIO
Deficiência de vitamina D pode ser fator de risco para Covid-19
Publicado: 03/09/2020 às 16:46

/Foto: iStockphoto
A vitamina D pode ser uma importante aliada na prevenção da Covid-19. Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, divulgaram o resultado do que afirmam ser o primerio estudo sobre a relação entre os níveis da vitamina e a infecção pelo novo coronavírus.
De acordo com a pesquisa - cujo resultado deve ser tomado com cautela, segundo os próprios autores - o percentual de infectados com a doença foi maior entre as pessoas que apresentavam falta de vitamina D se comparados com aquelas sem a deficiência.
O que os pesquisadores alertam, no entanto, é que o estudo foi feito com base nos dados de 489 pacientes que fizeram teste molecular (PCR) para Covid-19, analisando ainda seus dados sobre níveis vitamina D. Sendo assim, a pesquisa é considerada do tipo retrospectivo e observacional, ou seja, quando os autores se valeram de informações já registradas, buscando uma conexão entre elas.
A pesquisa difere de de um estudo clínico randomizado controlado, por exemplo, em que pesquisadores controlam as variáveis e acompanham a evolução do experimento em tempo real, podendo, no fim, mostrar uma relação de causa e efeito.
Do total de pacientes incluídos no estudo, 71 (15%) testaram positivo para Covid-19. Entre os participantes considerados deficientes para vitamina D, 19% (32 participantes) testaram positivo, enquanto no grupo sem deficiência, o percentual foi de 12% (39).
"Estudos clínicos randomizados controlados com tratamentos para reduzir a deficiência de vitamina D são necessários para determinar se estas intervenções (com vitamina) podem reduzir a incidência de Covid-19, incluindo tanto pesquisas com populações amplas como com grupos de particular risco para deficiência de vitamina D e/ou Covid-19", ressaltam os autores.
Últimas

Mais Lidas
