Diario de Pernambuco
Busca

PESQUISA

Estudo mostra que Covid-19 pode provocar lesões cerebrais graves

Publicado em: 09/07/2020 16:52

 (Foto: Douglas MAGNO / AFP)
Foto: Douglas MAGNO / AFP
Cientistas do Reino Unido encontraram evidências de que a Covid-19 pode levar a problemas cerebrais graves como sequela. O estudo é mais um que mostra evidências desse tipo de complicação. 

A pesquisa, publicada na revista científica Brain, nesta quarta-feira (8/7), mostra que os pacientes recuperados da Covid-19 podem ter confusão mental, derrames e danos nos nervos. Os sintomas foram encontrados, inclusive, em pacientes que não tiveram casos graves da doença. "O que vimos com alguns desses pacientes de Adem e em outros pacientes é que você pode ter uma neurologia grave, pode estar bastante doente, mas na verdade tem uma doença pulmonar trivial", disse Michael Zandi, um dos autores do estudo, ao The Guardian.

O estudo foi feito na University College London (UCL) com 43 pacientes que tiveram a Covid-19 e sofreram de problemas cerebrais. Desses, nove desenvolveram uma doença rara chamada encefalomielite disseminada aguda (Adem), que atinge o sistema nervoso. 

Os autores do estudo relataram que o número de casos de ADem no hospital era de um por mês antes da pandemia. Entre abril e maio, o número aumentou para dois ou três por semana. 

Ainda tiveram sete outros pacientes no estudo que foram diagnosticados com síndrome de Guillain-Barré. 
 
Um outro estudo, publicado na revista The Lancet Neurology, constatou que derrames, delirium e outras complicações neurológicas são relatados na maioria dos países em que houve grandes surtos da Covid-19. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL