Clear26° / 28° C

BAHIA

'Igreja de ouro' que teve parte do teto desabado tinha condição 'ruim', disse Iphan em 2023

Parte do teto da Igreja de São Franscisco, localizada no Centro Histórico de Salvador, desabou na tarde desta quarta-feira (05)

Publicado em: 05/02/2025 17:24 | Atualizado em: 05/02/2025 17:32

Igreja e Convento de São Francisco (foto: Sosthenes Macedo/Codesal)
Igreja e Convento de São Francisco (foto: Sosthenes Macedo/Codesal)

A última fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Igreja e Convento de São Francisco, cujo teto desabou nesta quarta-feira (05), em Salvador (BA), ocorreu em junho de 2023, ou seja, há mais de um ano e meio. À época, conforme os dado do Relatório de Bens Materiais do órgão, o estado de conservação da “igreja de ouro”, como é conhecida, já era considerado “ruim”.

 

O Metrópoles buscou essas informações no Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG) do Iphan. A igreja é um bem tombado, faz parte da categoria de “arquitetura religiosa” e tem natureza administrativa federal. A última fiscalização, feita no dia 6 de junho de 2023, apontou a integridade do prédio, mas indicou falhas na conservação.

 

Parte do teto da Igreja de São Franscisco, localizada no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, desabou na tarde desta quarta, deixando ao menos um morto e seis pessoas feridas. A igreja está entre os principais pontos turísticos da capital baiana.

 

 

 

Confira as informações completas no Metrópoles

Mais notícias