ESTADOS UNIDOS
Deportados dos EUA relatam agressões em voo
Brasileiros denunciam que tiveram de ficar dentro de aeronave desligada e que foram agredidos com chutes e porretesPublicado em: 26/01/2025 09:12
![]() |
Foto: Andre Santos/ Parceiro Metrópoles |
De Brasília e Belo Horizonte – Brasileiros deportados dos Estados Unidos que foram algemados e acorrentados denunciam que sofreram agressões dos agentes do governo estadunidense dentro do avião que os trouxe ao Brasil.
“Eu fiquei 50 horas acorrentado pelo braço, barriga e pés. Sem poder ir no banheiro. Nós pedimos para sair porque estava muito quente [dentro do avião] e não deixaram. Me agrediram e me enforcaram”, relatou o vigilante Jeferson Maia ao Metrópoles.
O avião com os deportados pelo governo de Joe Biden, porém os primeiros a serem mandados de volta ao Brasil na era Donald Trump, saiu dos Estados Unidos e parou por algumas horas no Panamá. Em seguida, foi até Manaus (AM). Os brasileiros – 88 no total – fizeram um protesto porque estavam trancados, a temperatura estava muito alta e queriam sair da aeronave. O destino final era Belo Horizonte (MG).
Confira a reportagem completa no portal Metrópoles.