° / °
Brasil
PREVISÃO DO TEMPO

Alerta temporal: Brasil terá a semana com mais chuva em seis meses

MetSul afirma que a chuva pode vir acompanhada de raios, granizo e vendavais no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país

Publicado: 07/10/2024 às 17:08

Semana encerra temporada seca e começa transição para a estação chuvosa/foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Semana encerra temporada seca e começa transição para a estação chuvosa (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


Semana encerra temporada seca e começa transição para a estação chuvosa

Após meses sem qualquer precipitação, umidade do ar baixíssima e calor intenso, projeções da MetSul Meteorologia indicam que irá chover em diversas áreas do Brasil a partir desta semana.

 

Na prática, nesta semana se encerra a temporada seca e começa a transição para a estação chuvosa.

 

Neste começo de semana, um centro de baixa pressão atmosférica se aprofunda sobre o Paraguai e traz chuva, localmente forte, para os três estados sulistas (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) entre esta segunda e terça-feira (7 e 8/10).

 

Entre quarta e quinta-feira (9 e 10/10), chove em muitos pontos do Centro-Oeste e do Sudeste brasileiro, incluindo locais onde não tem precipitação há quase meio ano como Brasília e Belo Horizonte.

 

O maior acumulado deve ocorrer na Região Sul, em especial Santa Catarina e Paraná, onde várias cidades podem somar marcas de 100 a 200 mm nestes dez dias.

 

"Há quase seis meses não se observava um mapa com projeção de chuva para o Brasil com precipitação em tantos lugares do país como se vê para o período dos próximos dez dias. São poucas as áreas do território brasileiro que não devem ter chuva no período — as mais concentradas no Nordeste por exemplo", escreveu a MetSul em comunicado.

 

 Última projeção de chuva para dez dias no Brasil, de acordo com dados do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF). Quanto mais colorido (para direita), maior a precipitação acumulada

 

Temporais devem acompanhar as chuvas

 

A meteorologista da MetSul Estael Sias alerta que, no decorrer desta semana e da próxima, "podem ocorrer episódios de chuva localmente forte a intensa com raios, queda localizada de granizo e vendavais isolados em diferentes pontos do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil".

 

Ela também diz que a chuva, forte a intensa, acompanhada de temporais localizados também "pode provocar alagamentos em algumas cidades".

 

"Nos locais onde não chove há muito tempo, principalmente em Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e mesmo Tocantins, rajadas de vento podem levantar nuvens de poeira com redução de visibilidade", afirma.

 

 

Confira as informnações no Correio Braziliense

Mais de Brasil

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP