DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Setembro Amarelo: Saiba como ser voluntário do CVV 

O Centro de Valorização da Vida atua no Brasil há mais de 60 anos com voluntários que oferecem apoio emocional gratuito

Publicado em: 10/09/2024 11:47 | Atualizado em: 10/09/2024 20:52

 (Divulgação)
Divulgação

 
90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos com ajuda voluntária ou profissional, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. 

Esta terça-feira (10) marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

No Brasil, o mês começou a ser chamado de “Setembro Amarelo” a partir de 2015. Durante esse período, são feitas várias campanhas sobre a prevenção do suicídio. 

 O CVV (Centro de Valorização da Vida) atua no Brasil há mais de 60 anos com grupo de voluntários que oferecem apoio emocional gratuito. 

É um serviço de apoio emocional de alcance nacional e atende por telefone   —  188, Chat, Skype e e-mail. 

Antonio Gomes, voluntário do CVV há 7 anos, explica a importância do trabalho para a sociedade. 

“Para mim, significa uma oportunidade de crescimento como pessoas e estar um serviço, ajudar outra pessoa que não estou vendo e não o conheço, sem quaisquer interesses. O voluntário do CVV é alguém que quer servir e desenvolve a capacidade de se colocar no lugar do outro sem julgamentos. Quem deseja ajudar jamais deve julgar”, diz. 

Antonio explica que o apoio emocional pode ser decisivo. 

“É comum a pessoa com ideação suicida dar sinais. A solidão, o isolamento, as tentativas de se comunicar e não ser correspondida, a desesperança, a autoestima em baixa, sentimentos em conflito, intenso sofrimento.  Nesse contexto o apoio emocional é muito importante, até decisivo”, esclarece.

No Brasil, 3.500 voluntários fazem cerca de 3 milhões de atendimentos anualmente. O centro também oferece espaço para quem perdeu um ente por suicídio. 

O que é o CVV?

O Centro de Valorização da Vida é um serviço gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio, prestado por voluntários, de forma gratuita e confidencial. 

O CVV surgiu em 1962, em São Paulo. A criação partiu de inspiração na experiência dos “Samaritanos de Londres” já em funcionamento.

Como ser voluntário do CVV? 

Para ser voluntário do Centro de Valorização da Vida, é ser maior de 18 anos. Além de ter vontade de servir, aptidão e participar de um Curso Preparatório de Seleção de Voluntários. 

A manutenção do CVV acontece através da contribuição financeira dos voluntários e também por pessoas da sociedade.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL