° / °
Brasil
QUEIMADAS

Pantanal teve 15% de seu território consumido pelo fogo desde o início do ano

Dado da Universidade Federal do Rio de Janeiro apontou que, até o momento, 2.356.800 hectares foram queimados na região

Publicado: 29/08/2024 às 17:33

O último boletim do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, divulgado em 20 de agosto, informou que 959 profissionais estão atuando no combate aos incêndios, com o apoio de 18 aeronaves/foto: PABLO PORCIUNCULA / AFP

O último boletim do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, divulgado em 20 de agosto, informou que 959 profissionais estão atuando no combate aos incêndios, com o apoio de 18 aeronaves (foto: PABLO PORCIUNCULA / AFP)



O último boletim do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, divulgado em 20 de agosto, informou que 959 profissionais estão atuando no combate aos incêndios, com o apoio de 18 aeronaves

O Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ) informou que, desde o início do ano, o Pantanal perdeu 15,61% de sua área total para as queimadas. Segundo o levantamento, aproximadamente 2.356.800 hectares foram incendiadas.

 

As previsões indicam que, até sábado (31/08), a maior parte da região enfrentará condições climáticas que dificultam o combate aos incêndios, mesmo com o uso de aeronaves, devido à alta velocidade de propagação do fogo.

 

O laboratório aponta que “os valores de 2024 se referem a estimativa dos alertas de tempo quase real e por isso possuem uma margem de erro da ordem de 30%”. O último boletim do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, divulgado em 20 de agosto, informou que 959 profissionais estão atuando no combate aos incêndios, com o apoio de 18 aeronaves. Até 18 de agosto, 569 animais silvestres foram resgatados.

 

 [SAIBAMAIS]

 

Nas terras indígenas do bioma, mais de 371 mil hectares foram consumidos pelas chamas, sendo a maior parte na Terra Indígena Kadiwéu, onde o fogo atingiu mais de 357 mil hectares. O governo federal publicou, na última terça-feira (27/08), uma portaria autorizando o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a formar brigadas temporárias em municípios de 18 estados e do Distrito Federal. As equipes devem variar de 13 a 25 profissionais, além de contratar grupos especializadas de pronto emprego, com mobilização em menos de 24 horas.

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense

Mais de Brasil

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP