TECNOLOGIA
No Recife, Amazon anuncia parceria entre Alexa e Associação Brasileira de Psiquiatria
Além do anúncio da parceria, multinacional mostrou novo dispositivo Alexa em modelo de casa integrada
Publicado em: 13/08/2024 20:01 | Atualizado em: 13/08/2024 20:07
Representantes da Amazon anunciaram parceria com ABP (Marina Torres/DP Foto) |
A Amazon anunciou, nesta terça-feira (13), uma parceria entre sua inteligência artificial, a Alexa, e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A divulgação aconteceu durante uma entrevista coletiva na Boa Vista, área central do Recife.
Ao longo do evento, utilizando um modelo de pocket house, representantes da empresa exemplificaram usos da Alexa em conjunto de outros aparelhos domésticos, criando uma casa inteligente e integrada.
A chefe de conteúdo e estratégias para a Alexa no Brasil, Laura Ancona, junto ao presidente da ABP, Dr. Antonio Geraldo, explicaram como vai funcionar a parceria.
"Pessoas neurodivergentes, com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), costumam dizer como a Alexa ajuda na vida delas no dia a dia. A gente começou a ver isso de uma maneira muito grande. Pensando nisso, começamos a conversar com a ABP, com qual a gente já tinha firmado uma parceria em 2020. Pensamos em como a gente poderia compilar esse tanto de benefícios e facilidade para essas pessoas com um alcance maior", contou Laura Ancona.
A parceria busca trazer informações precisas e confiáveis cientificamente para pessoas que detectam sintomas de transtornos psicológicos. Além disso, descomplicar termos utilizando essa inteligência artificial que já é tão conhecida por boa parte dos brasileiros. Para os usuários, a Alexa pode servir como um auxiliar na manutenção de horários, rotina e trabalhos com foco.
"Enquanto o resto do mundo, por exemplo, há uma diminuição do suicídio, no Brasil, isso cresce. E cresce por quê? Porque falta informação adequada, falta atendimento adequado. Aí a Alexa entra nisso com um valor imenso para todos nós, levando informação de qualidade para dentro de qualquer casa, de qualquer brasileiro que queira saber sobre esses termos", disse o Dr. Antônio Geraldo.
Segundo o médico, muitas fontes onde hoje servem para buscar de informações não tem um embasamento científico adequado, o que por vezes acaba dificultando o trabalho dos profissionais. "A ideia da Alexa da Medicina, da Psiquiatria é de melhorar a qualidade de vida das pessoas, a possibilidade de melhores tratamentos, de uma vida melhor", finalizou.
ECHO SPOT
Novo dispositivo Echo Spot (Marina Torres/DP Foto) |
A Amazon também apresentou o Echo Spot, novo dispositivo da família Echo com Alexa integrada. O novo aparelho foi anunciado como um despertador inteligente que une uma tela semi-esférica a um sistema de som vibrante.
Diferente do já clássico Echo Dot, o novo dispositivo apresenta um display que torna ainda mais prático seu uso, mostrando lembretes, temperatura, previsão do tempo, entre outros. Planejado como um despertador, o Spot cria rotinas de sono e relaxamento integradas ao sistema Alexa, assim como reprodução de música, audiolivros ou as principais notícias do dia logo após o acordar ou antes de dormir.
O novo Echo Spot é vendido a partir de R$ 579.