NATUREZA

1/4 da vegetação nativa restante no Brasil pode estar degradada

Área é maior que todo o estado do Pará. Mata Atlântica é o bioma com maior porcentual que teve as características naturais atingidas

Publicado em: 05/07/2024 14:51 | Atualizado em: 05/07/2024 16:47

Áreas nativas são aquelas que não sofreram do homem (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Áreas nativas são aquelas que não sofreram do homem (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Uma área maior do que a do estado do Pará pode estar com a vegetação remanescente degradada. Um levantamento da rede MapBiomas analisou imagens de satélite de 1986 a 2021 e estima que entre 60,5 milhões de hectares e 135 milhões de hectares apresentam prejuízo em relação às características originais. A área corresponde de 11% a 25% do que sobrou das formações naturais de vegetação brasileira.

Os 25% são de áreas nativas remanescentes, ou seja, aquelas que ainda não sofreram ação do homem para uso da agricultura e pastagem, por exemplo. Estas superfícies com interferência direta do humana ainda serão objeto de análise futuramente. A precisão, conforme o MapBiomas, é de 90%.

Os números da rede MapBiomas fazem parte de uma plataforma lançada nesta sexta-feira (5/7), que mapeou os 64% do Brasil que ainda são cobertos por alguma vegetação. Conforme a organização, a ferramenta, em versão beta, permite manipular cenários sobre o impacto de diversos fatores associados à degradação.
 
Confira a matéria completa no Metrópoles
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL