TECNOLOGIA

"Modo ladrão": Brasil será o primeiro país a receber recurso antirroubo do Android

De acordo com o Google, mecanismo bloqueia aparelho ao identificar movimentos abruptos do smartphone e fugas por meio de bicicletas ou motos

Publicado em: 11/06/2024 16:43 | Atualizado em: 11/06/2024 16:44

Novidade foi anunciada no Google for Brasil 2024 (foto: Freepik)
Novidade foi anunciada no Google for Brasil 2024 (foto: Freepik)

O Brasil é o primeiro país do mundo a receber o recurso do “modo ladrão” para smartphones que utilizam o sistema operacional Android. A distinção foi confirmada nesta terça-feira (11) no Google for Brasil 2024, evento anual realizado pela gigante de tecnologia para apresentar novidades ao mercado local.

 

O mecanismo foi criado para combater roubos e furtos e utiliza recursos de Inteligência Artificial, associados a ferramentas existentes nos celulares, como o acelerômetro, o sensor de movimentos. Funciona assim: a tela é bloqueada quando o sistema identifica um movimento abrupto do aparelho, como se alguém o tivesse arrancado da mão de outra pessoa.

 

O recurso também pode identificar fugas em velocidade, como as realizadas por meio de bicicletas ou motos, por exemplo. Nesses casos, a tela do celular exibe a mensagem “possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados”. Para que funcione, o usuário deve ativar o sistema de detecção de roubo nas configurações do aparelho.

 

 

Confira as informações completas no Metrópoles

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL