TRANSPORTE

Vai ter greve de Metrô amanhã (22) em SP? Entenda situação

O Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo aprovou indicativo de greve para esta quarta (22)

Publicado em: 21/05/2024 16:59 | Atualizado em: 21/05/2024 17:13

Pela rede administrada pelo Metrô, chegam a passar quatro milhões de passageiros diariamente (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Pela rede administrada pelo Metrô, chegam a passar quatro milhões de passageiros diariamente (Fernando Frazão/Agência Brasil)
O Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo divulgou, no dia 14 de maio, que a categoria aprovou um indicativo de greve para esta quarta-feira (22), com assembleia nessa terça (21) para organizar a paralisação.

A Seção de Dissídios Coletivos (SDC) da Justiça do Trabalho da 2ª Região determinou que os trabalhadores da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) operem com 100% do efetivo em horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h) e 50% nos demais períodos em caso de greve até o julgamento do caso. Audiência de tentativa de conciliação na próxima terça (21/5), às 16h, no Ed. Sede (Rua da Consolação, 1272).

A decisão é do desembargador Davi Furtado Meirelles, que atendeu parcialmente a pedido do Metrô diante da paralisação anunciada para quarta-feira (22/5). Entre outros pontos, a entidade pleiteava percentuais de 100% e 80% (para horários de pico e demais intervalos, respectivamente) e multa diária para a interrupção dos serviços.

O magistrado determinou ainda que seja aplicada multa diária de R mil tanto para o Sindicato dos Metroviários quanto para o Metrô caso qualquer das partes crie obstáculos ao acesso dos trabalhadores, vagões nas vias e nos pátios do Metrô ou impeça o livre trânsito dos vagões de transporte público nos trilhos metroviários.  
 
O Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Jardim Colonial), somando 71,5 km de extensão e 63 estações. Pela rede administrada pelo Metrô, chegam a passar quatro milhões de passageiros diariamente.


 
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL