RIO DE JANEIRO

Prefeitura do Rio inaugura a primeira viagem do BRT Transbrasil

O corredor expresso Transbrasil tem 26 quilômetros

Publicado em: 01/04/2024 14:45 | Atualizado em: 01/04/2024 14:50

BRT segue para o Terminal Gentileza  (Crédito: Beth Santos / Prefeitura do Rio
)
BRT segue para o Terminal Gentileza (Crédito: Beth Santos / Prefeitura do Rio )

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a secretária Municipal de Transportes, Maína Celidônio, inauguraram no último sábado (30/03) a primeira viagem do BRT Transbrasil da cidade, que liga o Terminal Deodoro, na Zona Oeste, ao Terminal Intermodal Gentileza, na Zona Portuária. 

 

“Nós temos todas essas linhas integradas, uma rede de transporte da cidade, somando ao metrô, ao trem, aos ônibus normais. Isso muda a mobilidade da cidade e traz prioridade para o transporte público de qualidade. A população vai ver que, com a qualidade do BRT, vai valer a pena migrar, sair do carro e pegar o BRT com conforto e segurança, ônibus novos, e chegar cedo ao trabalho”, declarou Paes.

 

Segundo Celidônio, com o início desta operação entre os terminais Deodoro e Gentileza, agora realmente todos os corredores do BRT foram conectados. “Isso vai trazer muito mais opções de mobilidade para a cidade. Para nós é um momento histórico”, afirmou.

 

“Demos início a uma nova fase na vida dos cariocas. Entregamos as obras em fevereiro e gradualmente a Transbrasil está se tornando realidade para o morador do Rio de Janeiro”, enfatizou Jessick Trairi, secretária de Infraestrutura do Rio. “Em breve vamos estar com a Transbrasil plena, com todos os serviços e funcionando de 4h até meia-noite” acrescentou a diretora-presidente da MOBI-Rio, Claudia Secin

 

Com o novo sistema de controle integrado da Avenida Brasil, isso permitirá reduzir os congestionamentos na via e o número de acidentes. O prefeito alertou ainda que as primeiras viagens do corredor façam parte de uma operação assistida, para analisar o funcionamento e a fazer mudanças, caso sejam necessárias.

 

O corredor expresso Transbrasil tem 26 quilômetros de extensão, 17 estações, atravessa 18 bairros e tem previsão de transportar 250 mil pessoas por dia até 2030. Este é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.

 

Além disso, a Prefeitura do Rio também inaugurou no domingo (31/03) o Terminal Magarça, no bairro de Guaratiba, que faz parte do corredor Transoeste, o primeiro instalado na capital, em 2012. O equipamento é um dos quatro terminais que estão sendo construídos na cidade, a partir da ampliação de antigas estações. A abertura do novo Terminal Magarça acontece três meses após a inauguração da Nova Transoeste, que teve 31 quilômetros de calhas revitalizadas. Com a recuperação das pistas, a Prefeitura buscou dar mais conforto e segurança aos cariocas e iniciou a transformação de estações em terminais, um investimento de R$ 180 milhões.

 

 “O sistema de BRT estava completamente destruído. Na perspectiva da população era praticamente impossível retomar o serviço. Hoje, são mais de 700 ônibus novos comprados e rodando pela cidade. A Transoeste está toda reconstruída, tem os novos terminais”, disse o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere.

 

O Terminal Magarça ganhou um novo módulo, conectado ao já existente, e um terminal alimentador de ônibus e vans, vindos da Estrada do Magarça. No local foi construído ainda um estacionamento exclusivo para 250 bicicletas. “Foi feita a urbanização de 14 mil metros quadrados, temos uma área enorme urbanizada e, além disso, duplicamos a capacidade da estação. É um esforço para levar o conforto que a Zona Oeste da cidade merece ao embarcar e desembarcar”, completou Jessick Trairi, secretária municipals de Infraestrutura. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL