ONDA DE CALOR

Inmet emite alerta de onda de calor em 5 estados; saiba quais

De acordo com o órgão, temperaturas altas são influenciadas por massa de ar quente entre Paraguai e Argentina e deve durar até sexta (15/3)

Publicado em: 12/03/2024 14:50 | Atualizado em: 12/03/2024 14:55

A nova onda de calor seria explicada pelo fenômeno El Niño (Crédito: Freepik)
A nova onda de calor seria explicada pelo fenômeno El Niño (Crédito: Freepik)

O Brasil enfrenta nova onda de calor que deve se estender até a próxima sexta-feira (15/3). Esta é a terceira de 2024 e vai afetar áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesses estados, as temperaturas máximas devem ficar 5°C acima da média; por isso, emitiu-se um “alerta de perigo”.

Conforme o órgão, o alerta é válido até o fim da onda de calor. O aviso de temperaturas acima da média começou a valer nesta segunda-feira (11/3). Em alguns locais, as temperaturas podem chegar a 40°C.

 

Na tarde desta segunda, Campo Grande (MS) registrou a temperatura mais alta do ano até então: 35,8ºC.

 

Bloqueio atmosférico e El Niño

 

De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, a atual onda de calor é resultado de um bloqueio atmosférico que impede o avanço de frentes frias pelo país, permitindo que o ar quente no centro do Brasil ganhe força, aumentando o calor.

 

Confira matéria completa no Metrópoles

 

Tags: Onda de Calor | inmet |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL