RIO DE JANEIRO

Inaugurada no Rio a primeira Arena Gamer pública do país

Inauguração contou com a presença dos jogadores profissionais de futebol virtual Vitor Abdalla e Alan Leal, que fizeram um showmatch ao vivo

Publicado em: 11/03/2024 15:15

Espaço destinado a esportes eletrônicos é localizado dentro da Nave do Conhecimento do Estádio do Engenhão (Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio)
Espaço destinado a esportes eletrônicos é localizado dentro da Nave do Conhecimento do Estádio do Engenhão (Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio)
A Prefeitura do Rio inaugurou recentemente a primeira Arena Gamer pública do país, um espaço destinado a esportes eletrônicos, localizado dentro da Nave do Conhecimento do Estádio do Engenhão, na zona norte da cidade. A inauguração contou com a presença dos jogadores profissionais de futebol virtual Vitor Abdalla e Alan Leal, dois nomes de referência na área, que fizeram um showmatch ao vivo.
 
O local receberá competições de pequeno e médio porte, além de torneios regionais, com o objetivo de se tornar um polo de inclusão, aprendizagem e transformação social para os visitantes, voltado a profissões da indústria criativa. “É muito legal ter a primeira Arena Gamer pública aqui no Rio de Janeiro. Essa é uma atividade esportiva, e também econômica, que mexe com muito dinheiro e gera muito emprego. Juntamos a Olimpíada Carioca de Matemática nas escolas municipais, a faculdade de matemática do IMPA Tech, os Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs), as Naves do Conhecimento e agora a Arena Gamer, num conjunto de ações, para consolidar a cidade do Rio no papel de capital da inovação e da tecnologia na América Latina” afirmou o prefeito carioca Eduardo Paes.
 
A Arena Gamer é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Coordenadoria de Games e e-Sports, da Secretaria da Casa Civil. “Essa Arena faz parte da nossa missão de transformar o Rio na capital da inovação e da tecnologia. E esse mundo dos games é uma parte essencial da tecnologia nos dias de hoje, principalmente na juventude. Queremos dar oportunidade e infraestrutura para que todo esse setor dos games se desenvolva na cidade do Rio. Vamos oferecer cursos, disponibilizar a Arena para treinos de equipes e campeonatos, e estimular empresas para fomentar a economia dos games. Queremos transformar o Rio também na capital dos esportes eletrônicos” disse Tatiana Roque, secretária de Ciência e Tecnologia.
 
A Arena tem equipamento de transmissão que possibilita receber debates e apresentações individuais, via streaming. A intenção é que o espaço seja usado pela comunidade gamer para torneios e como centro de treinamento de novas equipes de e-sports. O local vai incentivar a formação de novos jogadores de e-sports, além de talentos para a nova indústria criativa, como narradores, comentaristas e técnicos de transmissões. “Essa é uma arena que a comunidade de esportes eletrônicos não poderia imaginar alguns anos atrás. O Rio de Janeiro agora tem a oportunidade de ter a primeira arena pública do Brasil, para receber aqui eventos universitários, pequenas e médias competições, para que a gente atraia cada vez mais as equipes de esportes eletrônicos para a cidade” destacou Chandy Teixeira, coordenador de Games e e-Sports da Prefeitura. 
 
O espaço ainda tem uma área destinada para aqueles que não têm contato com o atual universo gamer, em um setor de simuladores com óculos de realidade virtual que permitem a imersão num ambiente digital por meio de imagens 360º. Além de também um local Retro Games, para os visitantes explorarem jogos clássicos, desde o início da criação dos videogames.
Tags: rio de janeiro |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL