ALAGOAS

Maceió: saiba por que colapso do solo é um dos poucos no mundo

De acordo com a Defesa Civil, mina localizada no bairro de Mutange, em Maceió (AL), está na iminência de colapsar

Publicado em: 02/12/2023 08:37

Defesa Civil do município alerta para a possibilidade de formação de um sinkhole, um tipo de cratera decorrente do afundamento da superfície (Foto: Igo Estrela/Metrópoles
)
Defesa Civil do município alerta para a possibilidade de formação de um sinkhole, um tipo de cratera decorrente do afundamento da superfície (Foto: Igo Estrela/Metrópoles )
A iminência do colapso de uma mina subterrânea chamou a atenção para o bairro de Mutange, em Maceió (AL), nesta semana. A Defesa Civil do município alerta para a possibilidade de formação de um sinkhole, um tipo de cratera decorrente do afundamento da superfície. O caso da capital alagoana, por se relacionar à mineração em área urbana, é considerado raro.
 
O alerta máximo é para a mina 18, na região do antigo campo do Centro Sportivo Alagoano (CSA). Tendo em vista o significativo deslocamento do solo, o órgão não descarta a formação de uma cratera no local.

Cláudio Amaral, professor de geologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), explica que, com o esvaziamento da camada inferior, iniciada na década 1970, há uma redistribuição natural do material em direção a esse buraco.
 
Confira a matéria completa no site do Portal Metrópoles

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL