TERRORISTAS
Operação da PF para prevenir atos terroristas cumpre 7 mandados em MG
A Operação Trapiche ocorreu nos estado de Minas Gerais, São Paulo e Distrito federal com 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela Subseção Judiciária de Belo Horizonte
Publicado em: 08/11/2023 14:16 | Atualizado em: 08/11/2023 14:21
A operação teve como objetivo deflagrar atos terroristas em território nacional (crédito: Governo Federal / Divulgação) |
A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta quarta-feira (8) para prevenir atos terroristas no país. A operação nomeada de Trapiche, tem teve como objetivo interromper atos preparatórios de terrorismo para ataques a prédios da comunidade judaica no Brasil. Em Minas, 7 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
De acordo com o apurado pela Folha, o planejamento envolveu recrutados pelo Hezbollah, grupo islâmico xiita que atua no Líbano. O Hezbollah recebe financiamento do Irã e, na guerra atual entre Israel e Hamas, é aliado do grupo palestino, tendo inclusive atacado partes do território israelense.
A operação ocorreu nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal e, ao todo, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Subseção Judiciária de Belo Horizonte.
Os recrutadores e recrutados responderão pelos crimes de constituir ou integrar organização terroristas e de realizar atos preparatórios de terrorismo, cujas penas máximas, se somadas, chegam a 15 anos e 6 meses de reclusão.
Os crimes previstos na Lei de Terrorismo se configuram hediondos, considerados inafiançáveis, insuscetíveis de graça, anistia ou indulto, e o cumprimento da pena para esses crimes se dá inicialmente em regime fechado independentemente de transito em julgado da condenação.
Confira o balanço da operação:
Minas Gerais: 7 mandados de busca e apreensão cumpridos
Distrito Federal: 3 mandados de busca e apreensão cumpridos
São Paulo: 1 mandado de busca e apreensão e 2 mandados de prisão temporária cumpridos