INVESTIGAÇÃO

Médicos mortos: o que se sabe sobre assassinato do irmão de Sâmia Bomfim e mais dois ortopedistas no Rio de Janeiro

Os três médicos foram assassinados em um quiosque na Barra da Tijuca. Ao menos 33 estojos de pistola 9 mm foram encontrados no local do crime
Por: Agência Brasil
Por: AFP

Publicado em: 05/10/2023 10:23 | Atualizado em: 05/10/2023 14:15

Outro ficou ferido durante ataque a tiros na Barra da Tijuca (Reprodução)
Outro ficou ferido durante ataque a tiros na Barra da Tijuca (Reprodução)

Três médicos foram assassinados na madrugada desta quinta-feira (5), na cidade do Rio de Janeiro. Um deles era irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

 

Os médicos estavam sentados em um quiosque no calçadão da praia da Barra da Tijuca, quando foram surpreendidos por atiradores vestidos de preto e que chegaram ao local em um carro branco. O crime foi registrado por câmera de segurança.

 

Ao menos 33 estojos de pistola 9 mm foram encontrados no local do crime. 

 

Os profissionais atuavam fora do Rio de Janeiro e estavam na cidade para um congresso de ortopedia.

 

A Polícia Civil identificou os médicos como Marcos de Andrade Corsato, Diego Ralf de Souza Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida. Um quarto médico, o ortopedista Daniel Sonnewend Proença, ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. 

 

 

Diego Bomfim é irmão da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e cunhado do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).

 

Corsato, médico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo (USP), e Bomfim são registrados no Conselho de Medicina de São Paulo. Já Almeida é registrado no conselho baiano. 

 

Um quarto médico, o ortopedista Daniel Sonnewend Proença, ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. A Secretaria Municipal de Saúde informou que seu estado de saúde é estável.

 

Sâmia Bonfim exige investigação "profunda"

 

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) divulgou uma nota, em nome dos companheiros de Câmara Federal Sâmia Bomfim e Glauber Braga, na qual exige a “imediata e profunda investigação para descobrir as motivações” dos assassinatos de três médicos.

 

O PSOL era o partido de Marielle Franco, vereadora assassinada em 2018, supostamente por suas ações contra as milícias na capital carioca. 

 

Leia a íntegra da nota:

 

Hoje acordamos com a notícia estarrecedora do assassinato de Diego Ralf Bomfim, irmão da companheira e deputada federal Sâmia Bomfim, e mais dois medicos que estavam com ele, Marcos de Andrade Consato e Perseu Ribeiro Almeida. Nos solidarizamos com todos os familiares de todas as vítimas desse crime bárbaro.

 

Queremos agradecer todas as mensagens de solidariedade e apoio, que vieram de todos os lugares. Evidentemente, Sâmia está devastada nesse momento terrível de perda e dor, assim como o seu companheiro Glauber Braga, que a acompanha neste momento.

 

Pelas imagens divulgadas pela imprensa, tudo indica que se trata de uma execução.

 

Exigimos imediata e profunda investigação para descobrir as motivações do crime, assim como a identificação e prisão dos executores.

 

Já pedimos ao ministro da Justiça, Flávio Dino, o acompanhamento do caso pela Polícia Federal e estamos formalizando a solicitação com o ministério.

 

Fernanda Melchionna,

delegada por Sâmia Bomfim e Glauber Braga 

 

Os assassinatos estão sendo investigados pela Delegacia de Homicídios (DH) da Polícia Civil fluminense. A Polícia Civil de São Paulo e a Polícia Federal (PF) também auxiliarão nas investigações. 

 

O governador do Rio de Janeiro escreveu em suas redes que determinou ao secretário de Polícia Civil o emprego de "todos os recursos necessários para chegar à autoria do crime bárbaro".

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou pelas redes sociais, dizendo que recebeu a notícia da execução dos médicos "com grande tristeza e indignação".

 

"Recebi com grande tristeza e indignação a notícia da execução de Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida na orla da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira. As vítimas estavam na cidade para um Congresso Internacional de Ortopedia. Minha solidariedade aos familiares dos médicos e a deputada Sâmia Bomfim e ao deputado Glauber Braga. A Polícia Federal, sob determinação do ministro Flávio Dino, está acompanhando o caso", afirmou Lula.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL