CARNAVAL

Pomada modeladora de trança pode causar cegueira temporária; entenda

Publicado em: 06/02/2023 20:31

 (Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal
Com a expectativa de curtir bloquinho de pré-carnaval com as amigas, a residente de Recife (PE) Thays Chen, de 27 anos, mal imaginava que terminaria a noite em um hospital sob o diagnóstico de cegueira temporária por causa do penteado que escolheu. A pomada modeladora utilizada na trança que usava causou o problema ao entrar em contato com os olhos de Thays após uma chuva.

Tudo começou na manhã de sábado (4/2) quando ela e as amigas combinaram de fazer tranças para curtir o carnaval e contrataram uma pessoa para produzir o penteado. A profissional usou uma pomada modeladora. "Ela usou uma pomada e até tinha comentado comigo que algumas pomadas tinham sido proibidas pela Anvisa, mas essa específica, não, e, por isso, ela comprou essa", explicou Thays ao Correio.

Vale lembrar que, em 16 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a regularização de oito pomadas modeladoras para o cabelo por não cumprimento das normas sanitárias vigentes.

Thays e as amigas chegaram na festa por volta das 17h e, pouco mais de 10 minutos depois, uma chuva muito forte caiu no local. Elas até tentaram procurar algum lugar para se proteger do temporal, mas, como estava muito cheio, não conseguiram. "Eu até tentei proteger meu rosto porque eu uso lente de contato e na hora estava usando lente e fiquei com medo da lente cair e até então nem tinha pensado no cabelo", contou ela.

Todas acabaram se molhando bastante por causa da chuva e assim que a primeira pancada de chuva passou, Thays começou a sentir uma ardência nos olhos. "Foi muito rápido. Após chover e o produto escorrer nos olhos, eu já comecei a ver tudo embaçado", explicou.

Assim como Thays, as amigas também começaram a sentir os olhos arderem, mas acreditam que logo passaria. "Eu fiquei um tempo com a lente, mas depois tirei ela e fiquei sem nada e ainda ardia", contou.

Thays contou também que percebeu que os olhos estavam muito vermelhos e também estavam lacrimejando muito, por isso, procurou um pronto-socorro dentro da estrutura do show. No local, os profissionais lavaram os olhos dela com soro, mas a sensação ruim nos olhos continuou e a visão embaçada também.

De acordo com Laura Sabino, oftalmologista coordenadora da emergência 24h do Hospital de olhos de Pernambuco (HOPE), os sintomas nesses casos se iniciam com a sensação de queimação que vai aumentando de intensidade, além de sentir dor e lacrimejamento, pela ação química cumulativa dos produtos sobre a superfície ocular.

Cerca de 80 casos do tipo no mesmo fim de semana
Ao lado do noivo, Thays voltou para a casa e na sequência seguiu para o hospital. Foi lá que entendeu que a visão embaçada e a sensação de ardência nos olhos foi causada pela pomada para o cabelo.

"O atendente falou que eu era a décima menina que tinha dado entrada lá com o mesmo problema", revelou. Segundo um balanço das emergências oftalmológicas dos hospitais do grupo Vision One no Recife, cerca de 80 pessoas foram atendidas com mesmo problema.

Ao ser atendida, a médica de Thays informou que havia feito uma limpeza nos olhos e passou três tipos de colírio e um medicamento em forma de pomada para ajudar. Além disso, fez dois curativos nos olhos de Thays e a médica explicou que ela estava com cegueira temporária.

Na conversa com a reportagem, Thays conta que no dia seguinte á festa, no último domingo, passou o dia inteiro sem conseguir enxergar. "Não conseguia abrir os olhos e se abrisse e fechasse era uma ardência terrível", observou.

Entretanto, na segunda-feira (6/2), acordou melhor, mas frisa: "Ainda não estou 100%, mas estou bem melhor que antes".

Após o ocorrido, Thays e a mãe fizeram alertas nas redes sociais para informar dos riscos e, por conta da repercussão, ouviram vários relatos de pessoas que passaram pela mesma situação. "O problema foi justamente porque o show foi na área externa e como esses penteados estão na moda, então muita gente fez e por mais que tivessem usando tipos diferentes de pomada, prejudicou os olhos", contou também.

Segundo Laura Sabino, caso qualquer pessoa que tenha utilizado a pomada sinta desconforto ou irritação ocular, é preciso procurar uma emergência oftalmológica para tratamento imediato.

Ela explica também que antes de procurar o hospital, os pacientes podem fazer algumas medidas que podem ajudar:

  • Lavar o rosto com bastante água e sabão neutro (com cuidado para não molhar os cabelos e mantendo os olhos bem fechados;
  • Lavar os olhos com soro fisiológico 0,9% recém aberto;
  • Lavagem do cabelo para retirar o produto sem qualquer contato dessa agua da lavagem com o rosto.
Ela recomenda ainda que evite o uso de produtos do gênero. "A pessoa faz a trança/penteado, vai brincar carnaval e aí quando transpira excessivamente ou chove, o produto escorre para os olhos e irrita um pouco a região, mas a pessoa só sente os danos algumas horas depois”, destacou.

A especialista ressalta ainda que os sintomas se iniciam com a sensação de queimação que vai aumentando de intensidade, além de sentir dor e lacrimejamento, pela ação química cumulativa dos produtos sobre a superfície ocular.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL