CANNABIS

Anvisa aprova venda de novo remédio à base de canabidiol em farmácias

Publicado em: 28/11/2022 20:06

 (Foto: Reprodução/Adobe stock)
Foto: Reprodução/Adobe stock
Mais um medicamento à base de canabidiol teve a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser fabricado e comercializado no Brasil. Após a aprovação, nesta segunda-feira (28), o Canabidiol Ease Labs 100 mg/ml, que será fabricado pela Eease Labs Laboratório Farmacêutico LTDA, poderá ser vendido em farmácias, a partir de pedido médico, com receita especial do tipo B - azul. 


O remédio será vendido em solução oral, com 100 mg/mL de canabidiol (CBD), e com quantidade máxima de 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC). Além desse, a agência já liberou o uso de 23 outros produtos à base de extratos de Cannabis sativa e 14 de canabidiol. Os efeitos dos medicamentos são, principalmente, no combate à insônia, ansiedade, dores crônicas, entre outras doenças.

A venda de produtos à base de cannabis passaram a ser liberados no Brasil em 2015. No entanto, o processo ocorre em menor velocidade quando comparado com outros países. Ainda não há no Brasil autorização para cultivar a planta, mesmo que para fins medicionais, o que faz fabricantes terem que importar a matéria-prima de países vizinhos, o que encarece os produtos. 
 
No mês passado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) tentou restringir os medicamentos de canabidiol apenas para o tratamento de epilepsias da criança e do adolescente, que tivessem Síndrome de Dravet e Lennox-Gastaut e no Complexo de Esclerose Tuberosa, sem a permissão para indicar o uso para tratar outras doenças. No entanto, a Anvisa segue analisando os pedidos de laboratórios e, em menos de um ano, a lista de medicamentos de canabidiol aumentou em 110%. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL