Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

PARCERIA INÉDITA

IBGE contará com ajuda da ONU para censo de imigrantes e refugiados

Publicado em: 03/08/2022 16:10

 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) firmou dois acordos inéditos com agências da Organização das Nações Unidas (ONU) para o recenseamento de refugiados e imigrantes no Censo 2022.
 
O 13º censo demográfico teve início na última segunda-feira (1).

As entrevistas do censo devem durar três meses, de agosto a outubro. Realizado pela última vez em 2010, o levantamento nacional é feito de 10 em 10 anos. As parcerias inéditas foram firmadas com a Organização Internacional para Migrações (OIM) e com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

Roraima e Amazonas
 
O auxílio da ONU contará com pesquisas domiciliares e discussões acerca da análise dos resultados, sendo que o objetivo é o recenseamento dos imigrantes, principalmente venezuelanos que vivem fora do sistema oficial de abrigos.

Os acordos envolvem todo o país, mas o trabalho terá como foco principal Roraima e Amazonas, devido ao grande fluxo de imigrantes venezuelanos que entraram nos estados nos últimos anos.

Segundo o IBGE, os apoios do Acnur e da OIM permitirão a sensibilização dos refugiados e imigrantes quanto à importância de participar do censo. No Pará, a Agência da ONU para Refugiados já treinou os coordenadores do censo para uma abordagem diferenciada aos indígenas venezuelanos da etnia Warao.

Segundo o Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), 21,9% dos refugiados no Brasil concentram-se em Roraima. O relatório de 2021 notificou que 22.856 deles são venezuelanos, o que abrange 78,5% do total no país hoje.


 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Rhaldney Entrevista: Orson Lemos (TRE-PE), dra. Elizabeth Moreno e Cristiano Carrilho
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Grupo Diario de Pernambuco