Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

DOM E BRUNO

Vídeo de Bruno Pereira, entoando canto da floresta, vira símbolo de sua luta

Publicado em: 16/06/2022 20:00 | Atualizado em: 16/06/2022 23:13

O desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, vistos pela última vez no dia 05 de junho, na região da reserva indígena do Vale do Javari, tem chamado a atenção para temas relacionados a proteção do meio ambiente e a exploração ilegal de recursos naturais. De acordo com  relatório da ONG internacional Global Witness, essas são as causas de mais de 70% dos assassinatos ocorridos na região da Amazônia brasileira e peruana.

Bruno, que já foi coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai), foi afastado do cargo após um conjunto de operações de combate à pesca, ao garimpo e a madeireiros ilegais. Antes de seu sumiço, recebeu ameaças de morte de pescadores ilícitos que atuavam na região. 
Onze dias após a última vez em que foi visto com Dom, indo da comunidade ribeirinha de São Rafael para a cidade de Atalaia do Norte, circula na internet imagens suas cantando em Kanamari. Tão envolvido com os povos indígenas isolados - grupos que não têm contato frequente com a população nacional de não-indígenas -, o indigenista era capaz de se comunicar com quatro línguas indígenas diferentes.

No vídeo, possivelmente gravado por Dom - que produzia um livro intitulado “Como salvar a Amazônia” - em uma das expedições realizadas pela dupla, é possível ouvir as vozes de outras pessoas - provavelmente indígenas - de fundo. A letra da canção tem um forte cunho espiritual, e normalmente é entoada durante o ritual da ayahuasca - chá com potencial alucinógeno usado por algumas religiões para criar visões e abrir a mente -. Visivelmente confortável, Bruno sorri durante toda a gravação, interagindo com as pessoas ao seu redor. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Grupo Diario de Pernambuco