Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

REDES SOCIAIS

Ratanabá: como a cidade fake na Amazônia virou assunto mais falado na web

Publicado em: 15/06/2022 20:00

 (Ratanabá seria uma cidade secreta na Amazônia brasileira. Especialistas descartam a possibilidade. Foto: Freepik)
Ratanabá seria uma cidade secreta na Amazônia brasileira. Especialistas descartam a possibilidade. Foto: Freepik
Uma suposta civilização antiga, de 450 milhões de anos, se tornou o destaque das redes sociais. Ratanabá foi alvo de diversas teorias da conspiração, especialmente de grupos antivacinas e terraplanistas e gera memes.

De acordo com os internautas, o suposto império submerso na Amazônia brasileira, chamado Ratanabá,  é uma 'cidade perdida' de 450 milhões de anos, com dimensões maiores que ‘a grande São Paulo’. Chamada de ‘capital do mundo’, a cidade esconderia ‘muita riqueza, como esculturas de ouro e tecnologias avançadas de nossos ancestrais". Nas redes sociais, a descoberta é crediatado ao instituto chamado Dakila Pesquisas, liderado pelo terraplanista Urandir Fernandes Oliveira.

Algumas teorias da conspiração foram além e disseram que a descoberta ajudaria a explicar "o verdadeiro interesse de dezenas de homens poderosos na Amazônia" e até o desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira.

Seja no Twitter ou no tik tok, a tal cidade ganhou notoriedade, virou meme e foi largamente compartilhada por centenas de usuários, entre eles, Mário Frias, ex-secretário de Cultura do governo Bolsonaro. Coincidentemente, o assunto se espalhou na mesma semana que a Amazônia ganhava repercussão mundial com o desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira.

Veja alguns memes:




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Nova presidente da Caixa toma posse e anuncia primeiras medidas
Manhã na Clube: entrevista com o ex-ministro e pré-candidato ao senado, Gilson Machado
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Grupo Diario de Pernambuco