Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

JUSTIÇA

Supremo autoriza licença de 180 dias para servidor federal pai solo

Publicado em: 12/05/2022 18:03 | Atualizado em: 12/05/2022 18:10

 (Foto: Reprodução/Pixabay)
Foto: Reprodução/Pixabay
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em sessão plenária, nesta quinta-feira (12), a licença-paternidade de 180 dias para o servidor público que for pai solo, ou seja, sem o apoio da mãe. A decisão analisou o caso de um perito médico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pai de crianças gêmeas geradas por meio de fertilização in vitro e barriga de aluguel, e abre precedente para situações semelhantes.

O julgamento começou ontem com o voto do ministro relator, Alexandre de Moraes. O magistrado se posicionou por estender a licença e o salário-maternidade, e argumentou que o posicionamento é em respeito ao princípio de isonomia de direitos entre o homem e a mulher.

Moraes foi acompanhado por unanimidade pela Corte. Atualmente, o homem tem direito a um período de cinco dias, mas o benefício vale para casos em que o pai e a mãe cuidam dos filhos.

A apreciação chegou ao STF porque o INSS recorreu de uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que permitiu a licença. Os bebês do perito nasceram no estado de Massachusetts (EUA), têm dupla nacionalidade e foram registrados somente no nome do pai.

O INSS argumentava que só é possível conceder benefícios previstos em lei, ou seja, apenas cinco dias. No entanto, Moraes discordou. "Nossa jurisprudência passou a legitimar as novas configurações da família sempre com a finalidade da proteção integral da criança e do adolescente", disse Moraes, em relatório.


“Independentemente se homem ou mulher, o prazo da licença é importante para adaptação, criação de laços de afeto, para a convivência”, argumentou o magistrado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco