Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

GRIPE

Síndrome Respiratória Aguda Grave cresce entre adultos, aponta Fiocruz

Publicado em: 05/05/2022 15:13

 (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press
O novo InfoGripe, boletim publicado semanalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indica um possível crescimento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em adultos. De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (5), 14 estados do país apresentaram aumento de diagnósticos da doença nas últimas seis semanas. O resultado é sinal de alerta, já que previamente a tendência de elevação estava sendo observada apenas na população infantil (0 a 11 anos).

A conclusão foi analisada a partir de informações inseridas no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) ao longo de abril, até o dia 2 de março. No período, a média foi de 4,7 mil casos semanais e, desse total, em torno de 2,3 mil atingiram crianças com idades de 0 a 4 anos.

As unidades que registraram elevação nos casos foram Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina. Goiás também entra na lista, mas com escala a curto prazo, ou seja, apenas nas últimas três semanas.

Para Marcelo Gomes, pesquisador coordenador do InfoGripe, o levantamento pode servir de indício para a relação dos casos de SRAG com os de covid-19 ou com uma retomada de incidência do vírus Influenza A, responsável pela gripe. Apesar disso, o especialista afirma não ser possível precisar a teoria, que deve ter desdobramentos conforme os próximos boletins forem divulgados.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco