Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

ÍNDICE DE FELICIDADE

Número de brasileiros que se dizem 'muito felizes' caiu na última década

Publicado em: 24/05/2022 20:31

 (Foto: Pixabay)
Foto: Pixabay
A pesquisa Global Happiness 2022, realizada pela empresa francesa Ipsos em 30 países, mostrou que o índice de felicidade das pessoas diminuiu em todo planeta. Desde a última pesquisa, realizada em 2013, a felicidade do brasileiro caiu 18 pontos percentuais. Em 2013, 81% dos entrevistados no Brasil se consideravam “muito” felizes, agora o índice caiu para 63%.

A pesquisa questionou o que leva os entrevistados a se sentirem felizes. No Brasil, 90% das pessoas responderam que é pela “saúde física e bem-estar” e 89% responderam ser pela “saúde mental e bem-estar” ou pelas “minhas condições de vida”. 

As explicações para felicidade dadas pelos brasileiros são bem diferentes do registrado pela pesquisa no resto do mundo. Globalmente, “sentir-me no controle da minha vida” e “sentir que minha vida tem sentido” são as respostas mais ouvidas pelas pessoas que se consideram "muito felizes", com 80% em cada. No questionário, os entrevistas podem escolher mais de uma opção para justificar a felicidade. 

No mundo

A média global, entre os 30 países pesquisados, revelou que o nível de felicidade está em 67%, representando 10 pontos percentuais abaixo da pesquisa anterior, que em 2013 marcava 77%.

No mundo, os índices mais altos de felicidade foram detectados na Holanda e na Austrália, com 86% e 85%. Logo em seguida, a China e a Grã-Bretanha aparecem com 83% de índice de felicidade.

Os índices mais baixos foram sinalizados na Turquia e na Argentina, com 42% e 48% respectivamente. Outro país que ficou com nota baixa é a Hungria com 51%.

Ao todo foram entrevistados 20.504 pessoas, sendo 1 mil no Brasil, entre os dias 19 de novembro e 3 de dezembro de 2021 de forma online.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Desemprego cai a 9,8% entre março e maio no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado federal Daniel Coelho e com a Dra. Magda Maruza
Registro de armas dispara no Brasil durante governo Bolsonaro
Manhã na Clube: Diogo Moraes (PSB) e Alexandre Henrique (PSOL), pré-candidato a dep. estadual
Grupo Diario de Pernambuco