Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

TURISMO

Inhotim: O maior museu a céu aberto do mundo

Publicado em: 12/05/2022 12:39 | Atualizado em: 12/05/2022 13:12

 (Foto: Débora Eloy / DP)
Foto: Débora Eloy / DP
Localizado em Brumadinho (MG), o Instituto Inhotim e Jardim Botânico não recebeu o título de maior museu a céu aberto do mundo à toa.  Atualmente são 140 hectares de terra que abrigam galerias de artes, espaços de convivência e uma natureza exuberante local e trazida de outros lugares do Brasil e do mundo.

Idealizado e construído pelo empresário mineiro Bernardo Paz, o espaço começou a ser pensado ainda na década de 1980 com a aquisição do local onde antes ficava um vilarejo. Mas, para o público em geral, o museu de Inhotim só foi inaugurado em 2006. O Diario de Pernambuco foi convidado pela E-Mundi para conhecer o ambiente em uma press trip e visitar os principais pontos do maior museu a céu aberto do mundo.

 (Foto: Débora Eloy / DP)
Foto: Débora Eloy / DP
Por conta do local privilegiado, entre os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, a natureza é um dos principais atrativos do local. Mas, afora as espécies nativas, o empresário Bernardo Paz também investiu em árvores de outros lugares do mundo. Na área ambiental, o espaço possui uma coleção de aproximadamente 4,5 mil espécies de todos os continentes, algumas delas raras e ameaçadas de extinção.

Em relação às artes contemporâneas, o Instituto possui um acervo em exposição que conta com pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de cerca de 60 artistas de 38 países diferentes, incluindo o Brasil. Atualmente, estão expostas, ao ar livre e dentro de galerias, 560 obras que foram produzidas desde os anos 1960 até os dias de hoje.

 (Foto: Débora Eloy / DP)
Foto: Débora Eloy / DP
Das 23 galerias existentes, quatro abrigam exposições temporárias. São elas o Lago, a Fonte, a Praça e a Mata. As demais 19 galerias apresentam obras de Tunga (artista pernambucano de Palmares), Cildo Meireles, Miguel Rio Branco, Hélio Oiticica & Neville d'Almeida, Adriana Varejão, Doris Salcedo, Victor Grippo, Matthew Barney, Rivane Neuenschwander, Valeska Soares, Doug Aitken, Marilá Dardot, Lygia Pape, Carlos Garaicoa, Carroll Dunham, Cristina Iglesias, William Kentridge e Claudia Andujar.

Guia

Um dos principais atrativos do museu é, sem dúvida, o guia Junio Cesar. Nascido no que viria a ser o museu, mas ainda abrigava o vilarejo de Inhotim na área rural de Brumadinho, Junio foi apadrinhado por Bernardo Paz ainda criança e viu todo o espaço sendo construído e as primeiras visitas serem realizadas. 

Junio Cesar, o guia mais famoso de Inhotim (Foto: Débora Eloy / DP)
Junio Cesar, o guia mais famoso de Inhotim (Foto: Débora Eloy / DP)
Conhecedor de todo o espaço e das obras exibidas, a visita guiada à Inhotim com Junio se torna uma experiência à parte. Com um know how de todo o museu, ele conhece como ninguém cada galeria, espaço e até as plantas que estão pelo trajeto. Junio possui um currículo extenso de celebridades que já levou para conhecer Inhotim, onde começou a trabalhar ainda com 14 anos, em 2006.

Para conhecer todo o espaço, apenas um dia pode não ser o suficiente. Com algumas galerias próximas à recepção, existem várias outras mais distantes que só os aventureiros de plantão e acostumados com longas caminhadas conseguem chegar com fôlego suficiente. Em Inhotim existem carrinhos à disposição dos turistas - por um preço a parte - que podem ser utilizados, mas ainda assim, reservar cerca de três dias pode ser o mais aconselhável.

Gastronomia

Dailde Marinho, chef responsável pelo restaurante Tamboril (Foto: Débora Eloy / DP)
Dailde Marinho, chef responsável pelo restaurante Tamboril (Foto: Débora Eloy / DP)
A culinária mineira é conhecida em todo o país, principalmente com seus carros-chefe, o pão de queijo e o doce de leite. Porém, dentro do Instituto Inhotim, a aposta na gastronomia local se intercala com o melhor do Brasil e do mundo com várias opções de lanchonetes e restaurantes espalhadas pelo complexo.

Comandado pela chef Dailde Marinho, os principais restaurantes, como o Tamboril, contam com cardápios próprios montados por ela diariamente. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com a dra. Tamara Cristina, endocrinologista
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Manhã na Clube: entrevista com Miguel Coelho
Manhã na Clube: entrevista com dr. Antônio Manuel de Almeida Dias, presidente da CESPU Europa
Grupo Diario de Pernambuco