Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

PREVISÃO DO TEMPO

Final de maio será de frio intenso e neve no Brasil, diz Inmet

Publicado em: 12/05/2022 18:36

 (Foto: Reprodução/Inmet)
Foto: Reprodução/Inmet
Apesar do inverno começar apenas no final de junho, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o frio pode chegar um pouco mais cedo este ano, em especial nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão é válida para a semana do dia 15 de maio (domingo) até o dia 22 maio. No período as temperaturas podem cair em torno de 10ºC. O pico da baixa temperatura deve ser no dia 17 de maio.

A expectativa é que a massa de ar frio atinja de forma mais intensa as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ao longo da semana, no entanto, até os estados do Acre e Rondônia podem sofrer com o episódio de friagem do mês.

De acordo com Olivio Bahia, meteorologista do Inmet, a massa de ar frio já está deixando as temperaturas mais baixas no sul do país mas a tendência para as próximas semanas é que essa massa de ar se intensifique. Assim, é possível que outras regiões como o DF, Minas Gerais, e Goiás, por exemplo, sintam uma baixa na temperatura a partir de quarta ou quinta-feira (18 e 19).

Ainda de acordo com o Instituto, a tendência é que a região Sul, pontos do sul de Mato Grosso do Sul, Goiás e da Região Sudeste (sul de Minas Gerais), tenham a formação de geada, entre os dias 17 e 23. Além disso, eles indicam uma tendência maior de risco de formação de geada para a manhã do dia 19.

Já os residentes de serras Gaúcha e Catarinense podem esperar neve na noite do dia 16 e na madrugada do dia 17, mas a previsão das datas ainda podem mudar nos próximos dias.

Segundo Olivio, vale o lembrete de que essas previsões das temperaturas ou da possibilidade de neve ainda podem mudar conforme o começo da semana e a intensidade que a massa de ar atingirá cada estado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Bruno Rodrigues e Débora Almeida
Manhã na Clube: entrevista com a dra. Tamara Cristina, endocrinologista
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Grupo Diario de Pernambuco