Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

TECNOLOGIA

Pesquisadores criam alto-falante que pode silenciar cabines de avião

Publicado em: 27/04/2022 12:15

 (Foto: Felice Frankel)
Foto: Felice Frankel
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um alto-falante que pode transformar qualquer superfície em uma fonte de áudio. O estudo foi publicado em fevereiro na  IEEE Transactions of Industrial Electronics.

O alto-falante é tão fino que tem o peso de uma moeda de 10 centavos e o tamanho de uma mão. De acordo com os pesquisadores, esses alto-falantes podem ser construídos de forma a cobrir todo um automóvel ou um papel de parede de uma sala.

A vantagem disso é que, segundo a pesquisa, o uso desses artefatos pode cancelar ruídos em ambientes barulhentos, como a cabine de uma avião. Isso ocorreria com a produção de um som de mesma amplitude, mas de fase oposta, e os dois sons se cancelariam.

Outra função para o dispositivo é o entretenimento imersivo por meio do áudio tridimensional em um teatro ou passeio de parque temático, por exemplo.

Para conseguir fazer o alto-falante, os pesquisadores utilizaram uma técnica considerada simples. A maioria dos alto-falantes de filme fino são projetados para serem independentes porque o filme deve se dobrar livremente para produzir som. Isso impede que eles sejam montados em uma superfície porque ela impediria a vibração e, com isso, não geraria som.

Os pesquisadores, então, desenvolveram um alto-falante em que, em vez de todo o material vibrar, só vibram pequenas cúpulas em uma uma fina camada de material piezoelétrico, cada uma vibrando individualmente.

Cada cúpula é uma única unidade de geração de som, então são necessárias milhares dessas minúsculas cúpulas vibrando juntas para produzir um som audível.

O dispositivo é energeticamente eficiente e requer apenas cerca de 100 miliwatts de potência por metro quadrado de área de alto-falante. Por outro lado, um alto-falante doméstico médio pode consumir mais de 1 watt de energia para gerar pressão sonora semelhante a uma distância comparável.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Ataque a tiros em escola nos EUA deixa 21 mortos
Para OMS, varíola do macaco ainda pode ser contida
Manhã na Clube: Henrique Queiroz Filho (PP), Edno Melo (Republicanos) e André Morais (CORECON-PE)
Soldado russo condenado à prisão perpétua por matar civil na Ucrânia
Grupo Diario de Pernambuco