Brasil
SÃO PAULO
Gol explica arremete de avião para evitar acidente com jato: 'Manobra normal'
Publicado: 21/02/2022 às 19:48
(Foto: SBGR/Youtube/Reprodução)
Um Boeing 737 Max da companhia aérea Gol precisou arremeter para evitar uma colisão no aeroporto de Guarulhos, São Paulo. O voo 1403 tinha saído de Brasília na terça-feira (15) e se preparava para pousar quando o piloto recebeu a orientação para a manobra da controladora de voo. As cenas viralizaram nesta segunda-feira (21) após a postagem do trecho no canal SBGR.
“Aeronave cruzou a pista ali sem autorização da torre”, diz a voz da Torre de Comando logo depois da arremetida. Um jato executivo de táxi aéreo, que estava quase pista, parou a poucos metros do cruzamento ao ouvir as mensagens de alerta. A aeronave do modelo Bombardier Learjet deveria estar no chamado “ponto de espera”, mas saiu da demarcação mesmo sem autorização.
Tudo acabou bem e o avião da Gol pousou poucos minutos depois de arremeter. Apesar de esta ser uma manobra comum na aviação, esse tipo de incidente é considerado grave e pode gerar uma investigação no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
O Correio entrou em conato com o grupo que administra o aeroporto de Guarulhos e foi informado de que este assunto não está sob responsabilidade da concessionária.O Correio também entrou em contato com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Deca) da Força Aérea Brasileira, mas não obteve resposta até a publicação deste texto. Em nota enviada à redação, a companhia aérea destacou que a “arremetida é uma manobra normal e segura e que permite que os pilotos iniciem nova aproximação em condições mais favoráveis”.
Leia na íntegra:
A GOL esclarece que uma arremetida nada mais é do que descontinuar um procedimento de aproximação. Ela ocorre quando, após análise, o Comandante verifica que o pouso não pode seguir cumprindo todos os requisitos de Segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto, como neste caso. A arremetida é uma manobra normal e segura e que permite que os pilotos iniciem nova aproximação em condições mais favoráveis. Após o procedimento, a aeronave prosseguiu para o pouso, tocando o solo em Segurança.
Últimas
Mais Lidas