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Apostas esportivas crescem no país e o marketing é um diferencial para a área

Publicado em: 23/02/2022 08:25

 (Foto: Pixabay)
Foto: Pixabay
Em entrevista exclusiva ao GMB, a CEO da Zest e cofundadora do BiS, Vivian Lima, comenta sobre o crescimento dos operadores em apostas esportivas e da importância de entender, se aprofundar e investir direcionado ao mercado para alcançar bons resultados, tendo o marketing como aliado. 

A CEO explica que o Brasil é um mercado promissor em relação às apostas esportivas e que vem conquistando operadores nacionais e internacionais. “No Brasil é uma realidade e vem crescendo a cada dia. Quando a Lei 13.756/2018 foi sancionada em 2018, o setor era incipiente. Muito discutia-se desde 2013, ano do primeiro evento do setor de jogos no Brasil. A partir de 2016, quando começamos a organizar os eventos anualmente, sentíamos que a Legalização dos jogos era uma grande promessa que todos gostariam que se tornasse realidade”, descreve Vivian.

Entre os pontos para se destacar no mercado que vem sendo cada vez mais concorrido, é preciso entender o mercado, o público e o país. Para a CEO, o mercado se encontra em expansão, tendo lugar para os investidores que se aperfeiçoam na cultura do Brasil. “Só que essa é uma tarefa árdua, que exige não apenas o conhecimento do idioma ou do setor. É necessário conhecer o consumidor, como ele se comporta em cada uma de nossas regiões e adaptar as estratégias para se diferenciar. Afinal, concorrentes podem existir vários, se sua empresa realmente desperta o interesse do seu cliente e entrega aquilo que ele precisa, ele será seu promotor de marca”.

Vivian fala que com a regulação das apostas esportivas o mercado brasileiro terá uma alta competitividade. “Somos um povo que gosta de novidade, mas também somos muito fiéis àquelas marcas que conseguem conquistar nossa preferência. Nesse quesito, relacionamento é a chave do negócio. Aqueles operadores que investirem em treinar e qualificar seu time de atendimento ao cliente e procurarem resolver as dúvidas e problemas de seu público com agilidade e cordialidade terão grande vantagem”.

Vivian fala como o futebol, o principal esporte que acompanhado pelos brasileiros, tem patrocínio vindo das apostas esportivas. “O setor de apostas esportivas é o maior investidor em patrocínio a clubes de futebol no Brasil, ultrapassando o setor financeiro, que ocupou essa posição até 2020. Atualmente, de 40 clubes disputando o Campeonato Brasileiro nas séries A e B, 35 já contam com algum investimento em patrocínio de casas de apostas. Mas isso não é exclusividade do Brasil: esse mesmo movimento ocorre em vários outros países”, concluiu.  

Vivian detalha sobre os pontos fortes para ter um bom resultado com o planejamento do marketing no campo do iGaming. “Podem existir várias receitas, mas o que venho enxergando ao longo dos anos é que uma campanha de marketing de sucesso na área de iGaming precisa englobar estratégias em curto, médio e longo prazo. Para isso, é necessário conhecer seu público-alvo, segmentar as ações, desenvolver parcerias estratégicas, identificar embaixadores de marca, construir reputação de marca (ainda há muita desconfiança com relação às apostas esportivas por parte dos jogadores), participar em eventos do setor e estar junto aos melhores, conquistar novos e manter seus clientes, incentivando-os a investir cada vez mais em sua marca”.

De acordo com a CEO, a confiabilidade e credibilidade que os consumidores divulgam sua experiência com uma marca são importantes para ter destaque neste ramo. “São aqueles clientes tão fiéis que, pelo reconhecimento e confiança em sua empresa, irão indicar e defender você em suas comunidades. O mundo é conectado e cada dia mais os consumidores compartilham informações e opiniões sobre as marcas, produtos e serviços.” 

Ainda de acordo com ela, o indicativo NPS possibilita ter conhecimento e resultados duradouros com o público. “Existe um indicador conhecido por sua sigla em inglês – o NPS (Net Promoter Score). Ele serve para medir o nível de promotores de marca que sua empresa conquistou. As marcas líderes são aquelas que conseguem elevar o nível de seu NPS e construir relacionamentos de longo prazo com seus clientes”, afirmou.
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