Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

IMUNIZAÇÃO

Veja como será a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19

Publicado em: 05/01/2022 18:38

 (Foto: Leandro Couri/Em/D.A press
)
Foto: Leandro Couri/Em/D.A press
O Ministério da Saúde incluiu, nesta quarta-feira (5/1), crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra Covid-19. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na sede da pasta. Diferentemente do previsto, o governo não exigir prescrição médica para que a crianças seja vacinada.

O ministério não definiu uma data para o início da imunização da faixa etária, mas a previsão é de que esse público comece a ser vacinado ainda neste mês.

Até o fim de janeiro, a estimativa é de que 3,7 milhões de doses da Pfizer cheguem ao país. Somente esse imunizante será usado em crianças, conforme autorização da Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa).

Assim como ocorreu com o público a partir dos 12 anos, a vacinação será feita por faixa etária. Crianças com comorbidades ou deficiências permanentes serão priorizadas.
 
Para a imunização dos pequenos, será necessário apresentar uma autorização dos pais. Caso o responsável esteja presente no momento da vacinação, não será cobrado um termo por escrito.

Também ficou decidido que a primeira e a segunda dose serão aplicadas com intervalo de oito semanas.
 
Entenda
No Brasil, 301 crianças morreram em decorrência da doença desde a chegada do coronavírus até 6 de dezembro de 2021, o que, em 21 meses de pandemia, significa 14,3 mortes por mês, ou uma a cada dois dias.
 
 
A venda, distribuição e disponibilização da vacina Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos foram autorizadas pela Anvisa no mês passado. Por isso, o Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para que, segundo a pasta, pais e responsáveis opinassem sobre o assunto.
 
Na manhã de terça-feira (4/1) foi realizada uma audiência pública, na qual três  dos 18 participantes se opuseram à imunização de crianças.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Supervacinada: Rafaela inaugura a fase da imunização de crianças contra a Covid no Recife
ONG acusa Bolsonaro de ameaçar a democracia no Brasil
Primeiro lote de vacinas pediátricas chega ao Brasil
Manhã na Clube: entrevista com a psicóloga Renata Sales
Grupo Diario de Pernambuco