Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

AMEAÇA EM DOSE DUPLA

Prefeituras acionam ministério sobre aumento de casos da Covid-19 e quadros gripais

Publicado em: 06/01/2022 18:38

 (Foto: Ed Alves/CB)
Foto: Ed Alves/CB
Em documento assinado por representantes do Executivo de mais de dois mil municípios brasileiros, o Consórcio Conectar acionou, na quarta-feira (5/1), o Ministério da Saúde, em busca de apoio na estruturação do atendimento da rede de atenção à saúde.


A média de casos de Covid-19 está em alta há mais de uma semana, registrando cerca de 12.391 casos por dia — um aumento de 318% na comparação com a média de duas semanas atrás. Diante deste cenário, somado às infecções pelo vírus da influenza e do ‘flurona’ (uma junção de coronavírus e influenza), o documento encaminhado ao secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, solicita apoio para o enfrentamento da crise sanitária.

Entre os pedidos está o suporte na implementação de estruturas adequadas de testagem para a Covid-19. A medida é uma estratégia de contenção do contágio e da circulação de novas variantes do vírus, como a ômicron. Além disso, o ofício reivindica reforço do envio de testes de antígeno e suporte com estruturas de testagem.

Para o presidente do Consórcio Conectar e prefeito de Florianópolis, capital de Santa Catarina, Gean Loureiro, a queda do distanciamento social é constante, devido a fatores como a chegada do verão e a ansiedade pela retomada da “vida normal”. “Acreditamos que a testagem rápida da população é o caminho para identificarmos com a velocidade necessária as pessoas que precisam ser isoladas e acompanhadas”, destaca.

O documento ainda notifica que, devido à intensa demanda por atendimento ambulatorial, há registros de estoques zerados de medicamentos nas redes públicas e privadas. É o caso da medicação antiviral Oseltamivir, comercializada como Tamiflu, para o tratamento de casos graves de Influenza, do qual é solicitado o envio de estoques ou de recursos para a aquisição.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Bolsonaro cancela visita à Guiana devido à morte de sua mãe
Manhã na Clube: entrevista com Padre Arlindo
Ômicron começa a recuar nos Estados Unidos
Manhã na Clube: entrevista com Paulo Pimentel, advogado tributarista e professor da ITS EDU
Grupo Diario de Pernambuco