Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

AMEAÇA EM DOSE DUPLA

Prefeituras acionam ministério sobre aumento de casos da Covid-19 e quadros gripais

Publicado em: 06/01/2022 18:38

 (Foto: Ed Alves/CB)
Foto: Ed Alves/CB
Em documento assinado por representantes do Executivo de mais de dois mil municípios brasileiros, o Consórcio Conectar acionou, na quarta-feira (5/1), o Ministério da Saúde, em busca de apoio na estruturação do atendimento da rede de atenção à saúde.


A média de casos de Covid-19 está em alta há mais de uma semana, registrando cerca de 12.391 casos por dia — um aumento de 318% na comparação com a média de duas semanas atrás. Diante deste cenário, somado às infecções pelo vírus da influenza e do ‘flurona’ (uma junção de coronavírus e influenza), o documento encaminhado ao secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, solicita apoio para o enfrentamento da crise sanitária.

Entre os pedidos está o suporte na implementação de estruturas adequadas de testagem para a Covid-19. A medida é uma estratégia de contenção do contágio e da circulação de novas variantes do vírus, como a ômicron. Além disso, o ofício reivindica reforço do envio de testes de antígeno e suporte com estruturas de testagem.

Para o presidente do Consórcio Conectar e prefeito de Florianópolis, capital de Santa Catarina, Gean Loureiro, a queda do distanciamento social é constante, devido a fatores como a chegada do verão e a ansiedade pela retomada da “vida normal”. “Acreditamos que a testagem rápida da população é o caminho para identificarmos com a velocidade necessária as pessoas que precisam ser isoladas e acompanhadas”, destaca.

O documento ainda notifica que, devido à intensa demanda por atendimento ambulatorial, há registros de estoques zerados de medicamentos nas redes públicas e privadas. É o caso da medicação antiviral Oseltamivir, comercializada como Tamiflu, para o tratamento de casos graves de Influenza, do qual é solicitado o envio de estoques ou de recursos para a aquisição.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Papa recebeu como tapas os depoimentos de abusos no Canadá
Defesa de Brittney Griner alega falhas em provas apresentadas pela Rússia
Grupo Diario de Pernambuco