Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

PANDEMIA

Lavagem do Bonfim é cancelada pelo segundo ano seguido em Salvador

Publicado em: 05/01/2022 20:07

 (Foto: Amanda Oliveira/GOVBA)
Foto: Amanda Oliveira/GOVBA
A tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador, foi cancelada devido ao aumento de casos de Covid-19 e da influenza H3N2. É o segundo ano seguido que a festa não ocorre. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) pelo prefeito Bruno Reis (DEM). 

"Essa foi uma decisão conjunta entre a Prefeitura e a Basílica do Bonfim e, diante dessa transmissão que está ocorrendo, não podemos dar margem para contribuir para que nesses números possam aumentar ainda mais. Sendo assim, infelizmente, o dia da Lavagem do Bonfim será um dia normal na cidade, com a região da Cidade Baixa funcionando normalmente", disse. 

A celebração seria realizada em 13 de janeiro, mas a arquidiocese de Salvador já havia dito que, provavelmente, o evento não ocorreria este ano. 

Neste ano, a Basílica vai transmitir pela manhã, às 10h, uma homenagem póstuma aos mais de 620 mil mortos pela Covid-19 no Brasil, que vai ocorrer no monumento ao Cristo Ressuscitado, na Praça do Bonfim. As bençãos serão transmitidas pelas redes sociais da Basílica e pelo site santuariosenhordobonfim.com. 

A celebração acontece sempre na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis. A festa começa com o cortejo das baianas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o alto do Bonfim, onde elas lavam as escadarias e o átrio da igreja com vassouras e água de cheiro. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Papa recebeu como tapas os depoimentos de abusos no Canadá
Defesa de Brittney Griner alega falhas em provas apresentadas pela Rússia
Grupo Diario de Pernambuco