Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

PANDEMIA

Lavagem do Bonfim é cancelada pelo segundo ano seguido em Salvador

Publicado em: 05/01/2022 20:07

 (Foto: Amanda Oliveira/GOVBA)
Foto: Amanda Oliveira/GOVBA
A tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador, foi cancelada devido ao aumento de casos de Covid-19 e da influenza H3N2. É o segundo ano seguido que a festa não ocorre. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) pelo prefeito Bruno Reis (DEM). 

"Essa foi uma decisão conjunta entre a Prefeitura e a Basílica do Bonfim e, diante dessa transmissão que está ocorrendo, não podemos dar margem para contribuir para que nesses números possam aumentar ainda mais. Sendo assim, infelizmente, o dia da Lavagem do Bonfim será um dia normal na cidade, com a região da Cidade Baixa funcionando normalmente", disse. 

A celebração seria realizada em 13 de janeiro, mas a arquidiocese de Salvador já havia dito que, provavelmente, o evento não ocorreria este ano. 

Neste ano, a Basílica vai transmitir pela manhã, às 10h, uma homenagem póstuma aos mais de 620 mil mortos pela Covid-19 no Brasil, que vai ocorrer no monumento ao Cristo Ressuscitado, na Praça do Bonfim. As bençãos serão transmitidas pelas redes sociais da Basílica e pelo site santuariosenhordobonfim.com. 

A celebração acontece sempre na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis. A festa começa com o cortejo das baianas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o alto do Bonfim, onde elas lavam as escadarias e o átrio da igreja com vassouras e água de cheiro. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Padre Arlindo
Ômicron começa a recuar nos Estados Unidos
Manhã na Clube: entrevista com Paulo Pimentel, advogado tributarista e professor da ITS EDU
Segundo a ONU, 2021 foi um dos sete anos mais quentes da História
Grupo Diario de Pernambuco