Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

Meio Ambiente

Ipojuca é reconhecida como a cidade que combate o lixo no mar

Publicado em: 08/01/2022 14:56

 (Foto: Secom/Ipojuca)
Foto: Secom/Ipojuca
Com o litoral mais atrativo do estado, a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, e a vice-prefeita, Patrícia Alves, receberam, pelo município, uma condecoração da Agência de Meio Ambiente da Suécia e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Públicas(Abrelpe) por ser a “cidade do lixo fora d’agua”. De acordo com Gabriela Otero, coordenadora técnica da Abrelpe e do projeto lixo fora d’água, desde que foi selecionada em 2019, Ipojuca se tornou referência nas ações e na condução das políticas voltadas para a limpeza do meio ambiente. 

“Quando a comitiva do projeto esteve aqui, um pouco antes da pandemia surgir, pudemos perceber que o município já tratava com responsabilidade o que em outros pontos do Brasil são problemas. O aterro sanitário, por exemplo, as campanhas de conscientização e os mutirões de limpeza ganham ainda mais importância por ser uma cidade extremamente turística”, comentou Gabriela. Ao longo dos anos, mesmo com a pandemia, de acordo com a Abrelpe, Ipojuca pontuou positivamente na metodologia do projeto e segue colaborando com a limpeza das praias para manter nossos mares sem lixo. 

“Em 2019, ficamos muito felizes quando Ipojuca foi selecionada como um dos seis municípios do Brasil a participar do Programa Internacional de Meio Ambiente. Agora, este reconhecimento, nos honra e estimula a avançar ainda mais no cuidado com as nossas belezas naturais”, disse a prefeita Célia Sales.
 
 (Foto: Secom/Ipojuca)
Foto: Secom/Ipojuca
 
 
BOLETIM MEIO AMBIENTE IPOJUCA
 
- O período de defeso do caranguejo-uçá termina neste sábado (08), mas acontecerá novamente nos dias 02 a 07 de fevereiro. Durante este período é proibida a captura, transporte e comercialização da espécie. 
- A Prefeitura do Ipojuca teve o seu projeto do Viveiro Florestal selecionado pela Secretaria de Meio Ambiente do estado. Eram 36 vagas para os 184 municípios.
- Está marcado para o dia 19 de janeiro o “Mutirão de Proteção às Restingas do Ipojuca - elas protegem as praias”.  Acontecerá na Praia dos Piratas (entre Porto de Galinhas e Maracaípe)
- A Prefeitura do Ipojuca está realizando o ordenamento das barracas da praia de Maracaípe com o objetivo de proteger a vegetação de restinga e o mangue daquele ecosistema.
- A Secretaria de Meio Ambiente do Ipojuca realizou na última quinta-feira uma oficina para o zoneamento das atividades náuticas na área das piscinas naturais de Porto de Galinhas. Cinco segmentos participaram entre eles jangadeiros e mergulhadores.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Papa recebeu como tapas os depoimentos de abusos no Canadá
Defesa de Brittney Griner alega falhas em provas apresentadas pela Rússia
Grupo Diario de Pernambuco