Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

TSUNAMI

IBGE detecta elevação de 8 cm no nível do mar brasileiro após tsunami em Tonga

Publicado em: 21/01/2022 20:22 | Atualizado em: 21/01/2022 21:36

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
De acordo com informações divulgadas nesta sexta (21) pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tsunami gerado a partir da erupção de um vulcão subaquático em Tonga, um arquipélago na Polinésia Ocidental no último dia 15, provocou uma elevação de oito centímetros no nível do mar na costa brasileira. 

A estação de Rede Maregráfica do Instituto em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, detectou o fenômeno 17 horas após o tsunami. Atualmente existem seis estações em diferentes estados do país. "Houve uma discrepância significativa entre a previsão astronômica de maré e a altura do nível d'água do local", afirmou o engenheiro agrimensor Everton Gomes dos Santos, do IBGE, em nota. "A perturbação temporária foi de 8 centímetros. Logo depois de aproximadamente um dia, os níveis começaram a voltar ao normal", acrescentou.

As informações geradas pelas estações de Rede Maregráfica são utilizadas para diferentes finalidades, tais como projetos de conservação e ampliação da capacidade de portos e vias navegáveis, obras de infraestrutura (portos, rodovias, redes de água e esgoto) em regiões litorâneas e estudos de possíveis medidas de adaptação e mitigação dos impactos da elevação global do nível do mar. 

"No âmbito internacional, a rede contribui para o Programa Global de Observação do Nível do Mar e para o Programa de Alerta de Tsunami do Caribe, da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco, que apresentava significativa carência de informações no Atlântico Sul", comunicou o IBGE, em nota.
TAGS: brasil | tonga | tsunami |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Soldado russo condenado à prisão perpétua por matar civil na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com o Deputado Federal Carlos Veras (PT)
Última Volta: GP da Espanha 2022 de F1
Antiproibicionismo: Marcha da Maconha por uma nova política de drogas
Grupo Diario de Pernambuco