Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

PATRIMÔNIO

Cheia do Rio São Francisco ameaça Benjamim Guimarães, patrimônio cultural

Publicado em: 11/01/2022 12:40

 (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um comunicado da Cemig informando que nesta quarta-feira (12/1) abrirá as comportas do Rio São Francisco pode representar risco a estrutura e conservação do vapor Benjamim Guimarães, patrimônio tombado, localizado em Pirapora, no Norte de Minas.

Há mais de um ano, o vapor foi retirado das águas do Rio São Francisco para a restauração do imóvel. Após alguns meses, o trabalho não teve continuidade e a obra de restauração está totalmente paralisada. Desde então, uma das principais partes do barco, o casco, se encontra aberto, principal motivo pelo qual a conservação do vapor está em risco.

O comunicado da Cemig informa que devido ao aumento de nível do reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) de Três Marias, será necessário iniciar o vertimento pelas comportas. Com isso, o barco que está com o casco aberto nas duas laterais, pode ser atingido pelas águas do Rio, que possivelmente pode subir.

Segundo um morador local, a situação é de preocupação. Isso porque, segundo ele, muitas vezes a água do Rio já ultrapassou uma altura equivalente a do segundo andar do barco.

Em contato com a Emutur, Empresa Municipal de Turismo responsável pelo Vapor em Pirapora, a mesma informou que estava tomando providências para a segurança do barco, mas não quiseram informar o que seria adotado como medida de proteção do vapor.

A reportagem do Estado de Minas também procurou o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) para questionar sobre a continuidade das obras de restauração, mas até a publicação desta matéria não obteve respostas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Ômicron começa a recuar nos Estados Unidos
Manhã na Clube: entrevista com Paulo Pimentel, advogado tributarista e professor da ITS EDU
Segundo a ONU, 2021 foi um dos sete anos mais quentes da História
Manhã na Clube: entrevistas com Leonardo Péricles e Dr. Heitor Albanez
Grupo Diario de Pernambuco