Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

PANDEMIA

Anvisa recomenda revisão das restrições para viajantes com passagem pela África

Publicado em: 07/01/2022 21:06

 (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Foto: Arquivo/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), recomendou ao Comitê de Ministros signatários da portaria 663 de 2021 — que dispõe sobre as regras para a entrada de viajantes no Brasil, nesta sexta-feira (7/1), a revisão das diretrizes definidas para turistas internacionais com passagem pela África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue nos últimos 14 dias. No entanto, as novas medidas ainda não foram definidas. 

O motivo principal é o avanço meteórico da cepa ômicron, que rompeu a barreira de transmissão sustentada em pelo menos 110 países africanos.

“A recomendação da Agência teve como fundamento a situação epidemiológica no país, o avanço contínuo da vacinação contra a Covid-19, as novas medidas excepcionais e temporárias para entrada no Brasil expressas na Portaria nº 663, de 2021, e a atual taxa de propagação e extensão da variante Ômicron no mundo”, justificou a Anvisa.

Segundo o órgão, no último dia 23 de dezembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou a transmissão significativa da ômicron em 110 países africanos, espalhando-se significativamente mais rápido do que a variante delta em países com transmissão comunitária documentada, “com um tempo de duplicação de 2 a 3 dias”.

“Portanto, os dados demonstram que a transmissão da Ômicron rompeu a barreira de transmissão sustentada nos países africanos, sendo identificada atualmente em mais de 100 países, o que justifica a revisão da recomendação expressa na Nota Técnica nº 203/2021, desde que sejam mantidas as demais medidas para viajantes de procedência internacional, ou seja, exigência de testes pré-embarque, preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), comprovante de vacinação contra a Covid-19 e quarentena após desembarque no Brasil”, informou a Anvisa.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Augusto Coutinho (Solidariedade) e o psicólogo Carol Costa Júnior
Morre Olavo de Carvalho, considerado guru do bolsonarismo
Manhã na Clube: entrevistas com André de Paula (PSD), Eduardo Cavalcanti e Epitacio Rolim
OMS: é possível encerrar fase aguda da pandemia este ano
Grupo Diario de Pernambuco