Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

SURTO

Anvisa confirma terceiro caso do superfungo Candida auris no Brasil

Publicado em: 12/01/2022 17:20

 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou, nesta terça-feira (11), o terceiro caso de infecção pelo superfungo Candida auris em um hospital da rede pública de Recife, em Pernambuco. A identificação foi reconhecida pelo laboratório de referência, o Laboratório Central de Saúde Pública Prof. Gonçalo Moniz – Lacen/BA.

De acordo com o órgão regulador, as outras duas notificações ocorreram em 3 de janeiro: um homem de 67 anos e uma mulher de 70 anos, em um hospital de Pernambuco. Mas a amostra laboratorial de um dos pacientes aguarda conclusão. 

"É importante esclarecer que, apesar de no momento haver só um caso confirmado e outro em análise no Brasil, pode-se considerar que há um surto de Candida auris porque a definição epidemiológica de surto abrange não apenas uma grande quantidade de casos de doenças contagiosas ou de ordem sanitária, mas também o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país ou até de um serviço de saúde — mesmo se for apenas um caso", informou a Anvisa.

Conforme o órgão, Candida auris é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública, e pode ser fatal principalmente para pacientes imunodeprimidos ou com comorbidades. Isso porque o micro-organismo apresenta resistência a medicamentos e a produtos de limpeza. Outro fator é a dificuldade de identificação laboratorial do patógeno. Entre os principais problemas da doença estão a infecção da corrente sanguínea e outras complicações invasivas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Zuri: 11 anos, multiinstrumentista, compositor e prodígio da música faz campanha para comprar violão
Bolsonaro cancela visita à Guiana devido à morte de sua mãe
Manhã na Clube: entrevista com Padre Arlindo
Ômicron começa a recuar nos Estados Unidos
Grupo Diario de Pernambuco