Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

DIREITOS DOS ANIMAIS

Projeto quer proibir importação de cosméticos e cigarros testados em animais

Publicado em: 17/11/2021 13:20

 (crédito: Rodrigo Nunes/Esp.CB/D.A. Press)
crédito: Rodrigo Nunes/Esp.CB/D.A. Press
Um projeto de lei, apresentado nesta terça-feira (16), na Câmara dos Deputados quer proibir a importação de produtos de empresas que realizem testes em animais para produzir cosméticos e cigarros.

A proposta, de autoria do deputado federal Célio Studart (PV-CE), foi apresentada à Mesa Diretora da Casa e deve ser distribuído as comissões temáticas para ser analisado e votado.

No projeto, é lembrado que já existem outros métodos que podem substituir os testes em animais. O Brasil tem 17 métodos alternativos reconhecidos pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Mais de 40 países têm leis que proíbem testes de cosméticos em animais. Porém, cerca de meio milhão de animais ainda são explorados anualmente para testes, segundo a organização internacional Cruelty Free.

A legislação brasileira não proíbe a prática. Mas alguns estados já têm leis específicas sobre o assunto. A lista inclui São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro. No caso do Rio, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em maio deste ano que a lei é constitucional, depois que a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) entrou com uma ação contra a legislação. 

No Congresso, tramitam pelo menos três projetos que buscam proibir a prática em todo o território nacional. Uma é o PL nº 2470/2011, de autoria do deputado Ricardo Izar (PP-SP), e outros dois de autoria do deputado Célio Studart (PV-CE), o PL nº 948/2019 e o PL nº 2560/2019.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Grupo Diario de Pernambuco