Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

LUTO

Morre, aos 98 anos, Antonio Pinheiro, pai do jornalista Chico Pinheiro

Publicado em: 23/11/2021 11:32 | Atualizado em: 23/11/2021 11:37

 (Foto: Reprodução/Twitter)
Foto: Reprodução/Twitter
Pai do jornalista Chico Pinheiro, da TV Globo, o ex-vereador e ex-deputado estadual Antônio Oscar Pinheiro morreu aos 98 anos, em Belo Horizonte. Ele estava em sua casa, no Bairro Serra, Região Centro-Sul da capital, quando se sentiu mal e não resistiu.

A informação foi confirmada pelo próprio jornalista numa rede social, quando agradeceu as palavras de conforto de um de seus seguidores.

“Meu pai passou 98 anos construindo sua 'canoinha'. Agora, embarcado, é lançado à aventura das águas revoltas. Meus avós, seus amigos e minha mãe Esther estarão à sua espera na 'terceira margem do rio'”, escreveu Chico Pinheiro, que sempre citava o pai em suas postagens nas redes, em resposta ao bispo Dom Mauro Morelli.
 
 
O ex-político havia tomado as três doses de vacina contra o coronavírus, mas já estava debilitado por problemas frequentes de saúde.

Baiano de Cacule, Antônio Pinheiro nasceu em 9 de setembro de 1923. Ele se elegeu como vereador em Belo Horizonte por cinco mandatos consecutivos (entre 1989 e 2008) e ocupou o mandato de deputado estadual entre 1993 e 1995, como suplente, pelos partidos PSDB e PSB. Em 2012, concorreu ao mandato de vereador, mas não se reelegeu.

Em meio à vida pública, Antônio Pinheiro se envolveu com causas sociais. Ele é um dos fundadores da da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), das Casas do Homem de Nazaré e atuou em projetos de urbanização da favela do Cafezal.

Em 2011, o ex-vereador e ex-deputado recebeu o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte. Em 2018, Antônio Pinheiro se filiou ao Psol depois do assassinato da vereadora Marielle Franco.
TAGS: luto | mg | obituário |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Grupo Diario de Pernambuco