Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

PANDEMIA

Covid-19: DF tem médias móveis de casos e mortes acima do limite de estabilidade

Publicado em: 18/11/2021 19:39

 (Foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
Após pouco mais de um mês, o Distrito Federal registrou aumento simultâneo das médias móveis de casos da Covid-19 e de mortes provocadas pela doença. Nesta quinta-feira (18/11), ambas ficaram acima de 15% — limite que define se os números apresentam estabilidade. O indicador referente aos óbitos notificados teve alta de 28,1%, e o de diagnósticos positivos subiu 23,5%, ambos na comparação com o verificado há 14 dias.

O mais recente Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES-DF) confirmou sete novas mortes pela doença e 120 casos. Com a atualização, o total de óbitos chegou a 10.988, e o de infecções passou de 517 mil nesta quinta-feira (18/11).

A taxa de transmissão apresentou leve aumento e ficou em 0,71 — o número indica que cada grupo de 100 pessoas infectadas pode transmitir o vírus para outras 71. A Organização Mundial da Saúde (OMS), estabelece que, se o número for inferior a 1, a propagação da doença tende a amenizar. Na quarta-feira (17/11), o resultado foi igual a 0,7.

Entre as cidades do DF, Ceilândia segue como a mais afetada pela pandemia, com 1,6 mil mortes e 56,1 mil casos confirmados. Taguatinga também ultrapassa os mil óbitos, com 1.058 vítimas, e contabiliza 40 mil infecções pelo vírus. Em Samambaia, 815 moradores morreram por causa da doença, que provocou 27,6 mil diagnósticos positivos. O Plano Piloto, outra região administrativa em destaque no ranking, tem 763 óbitos e 52,1 mil casos.

Os resultados do Distrito Federal são divulgados de segunda a sexta-feira. No entanto, recentemente, a SES-DF anunciou que deixaria de divulgar os boletins diários aos sábados, domingos e feriados. "Tal medida ocorre pela queda de captação dos dados em dias não úteis. Por esse motivo, os laboratórios particulares compilam as informações e as encaminham no dia útil seguinte", informou a pasta.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Variante ômicron representa risco elevado para o planeta
Grupo Diario de Pernambuco