PREMIAÇÃO

Professora da UFPE é uma das ganhadoras da 16ª edição do prêmio Para Mulheres na Ciência

Por: Aline Melo

Publicado em: 05/10/2021 20:28 | Atualizado em: 05/10/2021 21:29

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Doutora em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fernanda de Bastiani é uma das sete vencedoras da 16ª edição do prêmio Para Mulheres na Ciência, realizado pela L´Oréal em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC). Os estudos da professora do programa de pós-graduação em Estatística da UFPE se concentram em torno da emergência de saúde pública a nível mundial. Observando o número de casos, números de mortes, taxa de incidência e outras varíaves de acordo com a localidade, o objetivo da pesquisa é ajudar a compreender a variabilidade espacial da Covid-19 em Pernambuco. O prêmio é um dos maiores incentivos para mulheres que realizam pesquisas científicas, oferecendo uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil para cada ganhadora dar prosseguimento a seus estudos. As inscrições abrem todo ano para as áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática.

Na área de Ciências da Vida, quatro pesquisadoras foram contempladas: a bióloga e professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Letícia Couto; a professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Lilian Catanacci; a virologista da Fundação Owaldo Cruz (Fiocruz) Marta Giovanetti; e a ecóloga e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Thaísa Michelan. Em Química, a única premiada foi a professora da Unviersidade Federal da Bahia (UFBA) Ana Cecília Albergaria-Barbosa. Na área de Física também só teve uma selecionada, a física do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) Ingrid Barcelos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL