Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

VIAGENS

Brasil cai para 20º posição em ranking de passaportes mais valiosos

Publicado em: 05/10/2021 21:05

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Atravessar fronteiras, entrar em um país diferente e não haver necessidade de tirar um visto. Este é o poder de alguns passaportes pelo mundo. No caso do Brasil, o documento permite a entrada em 170 países. O cenário já foi melhor, segundo levantamento da consultoria inglesa Henley & Partners.

Realizada desde 2006, a pesquisa trimestral revelou que, em 2020, o país ocupava a 16ª colocação. Dados recentes mostram que o país caiu para a 20ª colocação. 

Segundo a última edição do ranking, entre 199 nações, o passaporte japonês e o de Singapura dividem a liderança no quesito mais valioso. Por serem aceitos em 190 países, estão em segundo lugar a Alemanha e a Coreia do Sul. Em seguida, ficam Finlândia, Itália, Luxemburgo e Espanha. O último lugar é ocupado pelo Afeganistão.

A pesquisa é baseada em um banco de dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A ferramenta é considerada uma referência ao avaliar onde um passaporte se classifica no espectro de mobilidade global.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Baixas na equipe de Guedes
Trump anuncia planos para lançar nova rede social
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Grupo Diario de Pernambuco