FEITO

Mineira de 18 anos descobre asteroide durante pesquisa para a Nasa

Publicado em: 26/09/2021 15:12

(Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução)
Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução
A jovem Laysa Peixoto Sena Lage, de 18 anos, descobriu um novo asteroide no espaço quando fazia uma pesquisa para a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). A descoberta foi realizada em agosto deste ano. Laysa, que é moradora de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, batizou a descoberta de de LPS 003, suas iniciais.

Estudante do 2º período de física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e aluna de escola pública durante o colégio, Laysa se interessou pelo tema no início do ano, quando viu no site da Nasa a campanha de "caça asteroides", realizada em parceria com a The International Astronomical Search Collaboration.

A universitária faz parte do Observatório Astronômico da UFMG e também planeja fazer outros cursos da Nasa. Laysa foi medalhista de prata na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em 2020, e ganhou o bronze na Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica.
TAGS: nasa | asteroide | pesquisa | anos | 18 | mineira |