Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Brasil vai sediar Fórum Mundial de Bioeconomia pela primeira vez

Publicado em: 22/09/2021 14:56

 (crédito: Raphael Alves/AFP)
crédito: Raphael Alves/AFP
O Brasil sediará pela primeira vez o Fórum Mundial de Bioeconomia. O evento internacional ocorrerá em Belém (PA) nos dias 18, 19 e 20 de outubro e tem o intuito de reunir lideranças de vários países para debates. Nesta quarta-feira (22), organizadores esclareceram pontos que serão abordados no encontro, que acontece pela primeira vez fora da Europa.

O fundador do fórum, Jukka Kantola, disse que a escolha de Belém para sediar o evento dfoi motivada pelo fato de a região ser a entrada para a Amazônia. O finlandês ainda apontou que o intuito do encontro é fomentar o engajamento de empresas e companhias, além de criar mais ferramentas para aumentar a sustentabilidade e diminuir as mudanças climáticas. Em 2021, a agenda será baseada em quatro pilares: a bioeconomia: pessoas, planeta, políticas; líderes globais e mundo financeiro; bioprodutos ao nosso redor; e olhando para o futuro.

Teresa Presas, executiva da Navigator Company, explicou que a bioeconomia no Pará abrange basicamente produção local, como frutas e artesanato, além da produção de commodities. Ela detalhou ainda que o encontro contará com ministros, grandes investidores nacionais e internacionais, acadêmicos de quatro países diferentes, além do vice-presidente da República, Hamilton Mourão.

Ao serem questionados sobre como trazer a atenção dos investidores à temática, Teresa deu exemplos do que já acontece. “A Natura — empresa — trabalha com o povo da Amazônia como parceiro para desenvolver produtos e fomentar a produção local. Eles envolvem essas pessoas e fomentam a economia local. Um outro (investidor) é o banco Santander, que também está por trás das iniciativas na região”, comentou.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Morreu James Michael Tyler, o Gunther de Friends
Manhã na Clube: entrevistas com Alberes Lopes, Antônio César Cruz e Almir Reis
Destaque do Náutico, meia Jean Carlos completa 100 jogos com a camisa alvirrubra
Baixas na equipe de Guedes
Grupo Diario de Pernambuco