LINGUAGEM NEUTRA

'Todes': Mário Frias critica termo em post do Museu da Língua Portuguesa

Publicado em: 23/07/2021 22:55 | Atualizado em: 23/07/2021 23:01

 (O secretário Mário Frias disse que não quer que recursos do governo federal sirvam para que 'agentes públicos brinquem de revolução'. Foto: Reprodução de Internet)
O secretário Mário Frias disse que não quer que recursos do governo federal sirvam para que 'agentes públicos brinquem de revolução'. Foto: Reprodução de Internet
O Museu Nacional da Língua Portuguesa (MLP) fez uma publicação com o uso do termo %u201Ctodes%u201D, em uma redes social, que gerou reação negativa do secretário especial de Cultura do governo federal, Mario Frias, nesta sexta-feira (23). O uso da linguagem neutra incomodou o ex-ator.

%u201CNesta nova fase do MLP, a vírgula %u2013 uma pausa ligeira, respiro %u2013 representa o recomeço de um espaço aberto à reflexão, inclusão e um chamamento para todas, todos e todes os falantes, ou não, do nosso idioma: venham, voltamos! #31JulhoMLP%u201D, escreveu a fundação, no Twitter.

Em resposta, o secretário escreveu que não aceitará que o investimento do governo federal, de R$ 56 milhões, para obras do Museu da Língua Portuguesa para "preservação da língua (...) sirva para que agentes públicos brinquem de revolução%u201D. 

Frias também atacou o governo do Estado de São Paulo, dizendo que %u201Cse comporta como militante, vandalizando nossa cultura%u201D.
 
O Museu Nacional da Língua Portuguesa respondeu, em nota, que desde a fundação (2006) "se propôs a ser um espaço para a discussão do idioma, suas variações e mudanças incorporadas ao longo do tempo. Sempre na perspectiva de valorizar os falares do cotidiano e observar como eles se relacionam com aspectos socioculturais, sem a pretensão de atuar como instância normatizadora".

Acrescentou que, dessa forma, "está aberto a debater todas as questões relacionadas à língua portuguesa, incluindo a linguagem neutra, cuja discussão toca aspectos importantes sobre cidadania, inclusão e diversidade%u201D.



%u201CTodes%u201D e linguagem neutra
O termo %u201Ctodes%u201D faz parte da linguagem neutra, que coloca em discussão a designação de gênero às palavras pelo uso das vogais A e O.

Existem diversas substituições dessas letras, como %u201Ctodes%u201D, todxs ou %u201Ctod@s%u201D.

Reconstrução
Em dezembro de 2015, um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu Nacional da Língua Portuguesa, situado na Região Central de São Paulo. 

Após três anos e meio de apuração, a Polícia Civil-SP concluiu o inquérito sem apontar culpados pelo incêndio, que provocou a morte de um bombeiro civil. 

As obras de reconstrução começaram em março de 2017 e foram até o final de 2019. Ele será reaberto oficialmente em 31 de julho.

Com recursos da iniciativa pública e privada, o total investido na recuperação do museu foi R$ 84 milhões. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL