Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

INAUGURAÇÃO

Sem Bolsonaro, ministros inauguram maior complexo de energia solar do país

Publicado em: 09/07/2021 12:14

 (Foto: Divulgação/ Brasal)
Foto: Divulgação/ Brasal
Os ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do Turismo, Gilson Machado, participam, hoje (9/7), da inauguração das usinas solares Brígida, Bom Nome e Belmonte, no município de São José do Belmonte, em Pernambuco. Com uma ocupação de 186,9 hectares, o complexo foi anunciado em abril de 2019 e pertence à empresa espanhola Solatio.

De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia (MME), nesse tempo, as obras geraram 2.500 empregos diretos e indiretos e, juntas, as usinas possuem uma potência instalada de 810 MW, e podem abastecer cerca de 800 mil famílias. O conjunto, que já forma o maior parque solar do Brasil, deverá ser o maior da América Latina em geração solar, com cerca de R$ 3 bilhões em investimentos.

Apesar da magnitude do complexo de São João Belmonte, o presidente Jair Bolsonaro não participa do evento, ao contrário das últimas inaugurações de usinas solares que ocorreram na Paraíba e no Goiás. Em maio, o presidente participou da inauguração de um painel solar em um quartel no Amazonas. Na agenda do chefe do Executivo, paralelamente à inauguração das usinas, consta participação do presidente em solenidade militar, no interior de São Paulo.

Energias renováveis serão 25% da energia do país até 2030
Nesta quinta-feira (08/07), durante apresentação a jornalistas da imprensa internacional, o ministro Bento Albuquerque falou sobre as expectativas de expansão de energia renovável para a próxima década. Segundo o ministro, o que se observa é uma redução considerável da dependência de fontes de energia hidráulica.

“Hoje ainda temos uma dependência e 61% da fonte hidráulica, mas a expectativa é que diminua para 49% nos próximos 10 anos. Nós notamos a expansão das energias renováveis. Em 2014, nós praticamente não tínhamos geração de energia solar e eólica no Brasil e, até 2030, a energia renovável deverá representar 25% da nossa matriz”, afirmou Albuquerque.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Manhã na Clube: entrevistas com coronel Luiz Meira (PTB), Regina Sales e Maria Dulce
Manhã na Clube: entrevistas com José Maria Eymael, Rodrigo Floro e Chico Kiko (PP)
Leão se afasta de parque onde vive solto e assusta moradores de cidade africana
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco